A Crise

"A Crise"

"A Crise"

Hoje quando acordei percebi que a chuva torrencial da noite não havia passado. Sabe aqueles dias, bem propícios para uma reflexão? Então… o dia permanece assim. Vem no meu coração uma palavra…parece forte mais ela existe,  CRISE, interessante é saber que, quando estava no seminário meus amigos e eu vivíamos rodeados de uma crise constante, diferente mais real. A Crise pode ocorrer em todos os níveis e setores da vida. No trabalho, na igreja, na família, Crises, emocionais, espirituais e psicológicas. A sociedade proporciona momentos de Crise, tais situações vem com único objetivo “crescimento”.

Parece meio contraditório dizer isso, mas quem já passou por crises sabe  muito bem como funciona.  Como é difícil crescer em meio a crise.  Como todo arrazoamento precisa de premissas, o texto bíblico escolhido é 1 Samuel 17. 23-58. O texto retrata a situação do povo de Israel, a nação havia saído para a peleja e acamparam em Socó e Azeca, que fica a sudoeste de Belém. Porém um fato novo havia ocorrido, a bíblia relata que um homem da fileira dos filisteus saía e afrontava a nação de Israel. A crise instaura-se justamente porque não havia ninguém, com coragem suficiente para enfrentar o guerreiro filisteu. Era fato, o povo estava com medo, se não bastasse o medo a cada dia que passava aumentava não somente o problema mais a situação agravava-se.

Ponto 1.  Sempre vai acontecer um fato novo na  vida, prepare-se pois o novo  geralmente vem com mudanças, o fato novo poderá ser uma Crise.

Nem sempre as batalhas da vida serão travadas da maneira que nós pensamos e organizamos em nossa mente. Não temos condições de prever como tal situação chegará em nossa vida. É difícil estar preparado pra algo novo, mais saiba que um fato novo ocorrerá. Geralmente é uma crise que vem para nos acordar. A crise vem para retratar que nem tudo vai tão bem assim.        Crise denota nossa fragilidade ante nosso problema. O fato novo, inusitado geralmente nos surpreende e sempre parece ser maior do que realmente é, assim começamos  sempre na retaguarda visto que o medo será sempre o cartão de visita dos que não compreende quem é Deus.

Ponto 2. Não existe possibilidades de esconder Crise.

Na maioria das vezes as pessoas querem esconder, este é um problema sério, não esconda crise. Primeiro porque não tem como esconde-la e segundo  porque só vencemos quando enfrentamos a crise. Ao escondermos a Crise, protelamos a Vitória. A Crise é um mecanismo que Deus usa para beneficiar seus filhos. O problema é que temos uma facilidade incrível de olharmos para o Gigante. O passo certo para vencer a Crise seria Reconhecer,  em 3 sentidos.

  1. Reconhecer que  não há possibilidade de esconder a crise.
  2. Reconhecer que  crise é um mecanismo favorável.
  3. Reconhecer que precisa de Deus.

Ponto 3. Mude a visão, entenda que a Crise é uma oportunidade dada por Deus.

A visão é muito importante, existem pessoas que não conseguem enxergar em meio a Crise. A maioria só enxerga o tamanho do Golias, essa visão extraviada gera medo  e aumenta o terror. Todos  do exercito de Israel eram Israelitas, parece muito óbvio isso, porém nem todos estavam com sua Visão centrada naquele que havia vencido todas as pelejas para a nação de Israel.

Isso explica o fato de muitos cristaos estarem com medo, trêmulos e muitos deles viverem uma vida confusa e de aparente derrota. Não estou querendo ser otimista por demais, nem tampouco triunfalista dizendo que venceremos todas as batalhas, porém a partir do momento que eu desvio o meu olhar tudo ficará mais difícil. Aprenda que a crise é uma oportunidade dada por Deus para você ser vencedor. Existem dois tipos de pessoas em meio a crise. Os que choram e os que vendem lenços!!! Em qual grupo você deseja estar? Ser consumidor de lenço ou ser vendedor e tomar proveito da situação? Davi quando olhou a situação viu nesta uma oportunidade para ser abencoado. Enquanto seus irmãos estavam vendo um gigante Davi viu uma oportunidade  para conseguir entrar na presença do rei e adquirir 3 bençãos, a seguir:

  1. Saul daria riquezas… ao que vencer.
  2. Saul daria sua filha … ao que vencer.
  3. Saul faria… sua casa e seu pai isenta de impostos, porém ao que vencer.

A promessa realmente existe, mais somente para aqueles que vencerem, o Golias. Medite nesta curta reflexao, nao sei qual está sendo o seu Golias, ou qual é a Crise que te assola, o que eu sei é que Deus está contigo, nosso Deus não mudou, pelo contrário, Ele é fiel, imutável. Creia em Deus, Creia em sua palavra. Deus abençoe a todos que lerem esta reflexão, se você sentir no coração convide outras pessoas para participarem deste blog, para receber uma palavra  e compartilhar com todos que assim desejam, Deus abençoe a todos, em Cristo Jesus.

“O Pastor”.

Anúncios
Esse post foi publicado em Eclesiologia. Bookmark o link permanente.

2 respostas para A Crise

  1. aline souza disse:

    Pastor, há momentos dificil em nossas vidas, em que achamos que não vamos conseguir atravessar o Jordão, vou contar um testemunho:
    Meu casamento ia bem , tudo ia muito bem , mas tinha medos , como diz o que eu temia me aconteceu, meu esposo caiu , no vicio novamente, na hora a tristeza é muito grande voce vê os teus sonhos fracassarem, mas dessa vez foi diferente Deus estava comigo.
    E eu fiquei com meu esposo internado e com duas crianças e sem dinheiro, morando de favor com minha sogra e sogro .
    Mas eu não perdi a esperança:O meu Redentor Vive e Reina
    Eu pude ver a mão de Deus , porque ele queria tratar comigo, porque é nessas horas que aprendemos com Deus .
    E eu estava desempregada, mas um dia durante a oração , eu estava preocupada e o Senhor falou comigo.NÃO VAI FALTAR FARINHA NA PANELA.
    Mas vc tem que crer, e olha para a GLORIA DE DEUS , não me faltou nada.
    Porque Deus é Fiel , e cuida dos seus.
    Mas quando me vi na situação que estava pensei em jogar tudo para o alto, mas………
    MAS QUANDO ESTOU FRACO , É QUE ESTOU FORTE.
    O MEU PODER SE APERFEIÇOA NA FRAQUEZA.

  2. Sheila Schunck disse:

    Ótimo tópico, muito bem explorado…”Os que choram e os que vendem lenços”!

Muito Obrigado pela visita "God Bless you".

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s