“O Despertar de uma nova consciência”

Quando será que o povo de Deus despertará?

Se atentarmos  para a palavra de Deus, ela revelará algumas situações. O povo de Deus estava sofrendo duramente no Egito. O atual Faraó segundo a Bíblia não conhecera José e olhou para Israel como um povo em potencial, veja até Faraó olhava diferente para eles, somente Israel não conseguia enxergar o seu potencial. Faraó decide:

  1. Colocá-los como Escravos.
  2. Aumenta-lhes as cargas.
  3. Coloca feitores para fustigá-los.
  4. Aumenta a dor, mandando as parteiras matarem os meninos.

Somente o povo de Israel não conseguia enxergar sua força, será que você consegue enxergar sua força ou potencial? Ou se você preferir, haverá trabalho forçado entre outras situações para que você possa enxergar seu potencial.

Depois, segundo alguns estudiosos (teólogos e historiadores), é o primeiro momento que Israel é chamado de povo hebreu, Ex 1 e 2. Segundo alguns destes, Hebreu era uma classe social no Egito, e referia-se aos escravos, então o povo de Deus foi chamado de Hebreus, porque eram escravos e não porque eram um povo em si. Isso faz enorme diferença, para o despertar dessa consciência. Passar de escravo para povo (ou nação), significaria muito para Israel. Dando um largo passo na história, nós percebemos que Israel sai do Egito, mais a princípio o Egito não saiu de dentro de Israel.

Primeiro: a falta de Fé(incredulidade) dos Israelitas, para qualquer situação evidenciava, que não havia neles uma nova consciência que Deus era com eles, desde o período do deserto, entrada na terra, juízes, reis e profetas a incredulidade pairava sobre a mente de um povo que saiu por meio de mão forte e poderosa do Egito.

Segundo: eles honram uma classe social e esquecem de seu Deus. O povo carregou consigo o nome de hebreus (escravos), logo associamos que eles deveriam  honrar Deus, porque agora não somos escravos do Egito e sim escravos por amor a Deus. A pergunta é simples, a obediência exprime o amor, e o amor exprime, obediência e atitude. Qual foi a atitude que Israel tinha para com Deus? Em grande parte dos momentos desobedecia o seu Deus.

Terceiro: O caminhar com Deus exige mudança de pensamento. Quando  o Apóstolo Paulo escreve a Igreja de Roma dizendo: “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas  transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”. O Apóstolo está dizendo, “parafraseando”: Enquanto não mudarmos o nosso pensamento, nossos hábitos, nossas atitudes serão sempre as mesmas. O mesmo Ap Paulo quando escreve para Igreja de Éfeso, no capítulo 6.17 falando sobre as armaduras de Deus ele diz: “Tomai também o capacete da Salvação…”, porque capacete? Proteção na cabeça, é justamente neste local onde o inimigo vai investir pesado contra as pessoas que saíram do Egito e tornaram-se soldado do Deus vivo, se tiver o capacete que é a proteção da Salvação, você conseguirá resistir o inimigo.

“ O Pastor”.

Anúncios
Esse post foi publicado em Eclesiologia. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para “O Despertar de uma nova consciência”

  1. izaura disse:

    lindo , amei do comeco ao fim

Muito Obrigado pela visita "God Bless you".

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s