Como aproximar-se de Deus?

Introdução.

Acabe era o  sétimo Rei de Israel, e por sua vez não andava nos caminhos do Senhor. Acabe é considerado por muitos historiadores um dos grandes Reis de Israel, porém seus feitos de grande construtor e estrategista militar, não foi o que ficou marcado na história daquele país. O que consta nos seus 22 anos de reinado é justamente o afastamento de Deus. Acabe fez sua preferência, 22 anos é tempo suficiente para mudar uma geração:

  1. Acabe foi o pior Rei de Israel em termos de Religião.
  2. Casou com Jezabel  fazendo aliança com os fenícios grande erro da sua vida, que levou a  adoração a Baal, tendo erigido um poste ídolo em Samaria, colocou na praça  Astorete(ou astarote) deusa da fertilidade e da lascívia a filha de Baal.
  3. Neste período os sacerdotes e profetas do Deus vivo, foram mortos a espada, quase todos. Medida tomada por Acabe e sua Esposa que mais tarde significou símbolo de má influencia.
  4. Nesta época também Elias profetiza que haveria um tempo de seca na terra e este tempo duraria três anos, justamente no reinado de Acabe.

Este era o quadro de Israel, e quadros são para serem vistos, o quadro era ruim, a paisagem lá em Israel já é desértica por natureza, imagina você, com 3 anos a mais sem chover, era quase catastrófica, porém Deus  tinha propósitos nesta situação. Sabe a situação que você esta vivendo, Deus tem propósitos nesta situação. E o propósito de Deus nesta situação era que o povo Aproximasse  de Deus novamente, este é o Tema. Como aproximar-se de Deus?

           Elias tinha a incumbência de aproximar este povo de Deus, este povo difícil, de índole complicada por natureza, este povo que não queria nada com o Salvador, este povo que no amanhã rejeitaria a proposta salvifica, ainda tinha esta chance com Deus, veja como Deus Ele constrói uma situação adversa para aproximar-se do seu povo e manter um relacionamento.

1.Ponto: Como aproximar-se de Deus?  Guardando os mandamentos Senhor.

a)    Quando Elias é rechaçado pelo rei, por conhecer  o Deus de Israel e os mandamentos que eram transmitidos de forma oral, ele recorre justamente aos estatutos, ordenanças e mandamentos, Ele sabia que o erro da falta de proximidade estava no distanciamento da obediência do Homem a Deus. Quando obedecemos a Deus cumprimos seus mandamentos. Lv 25.18 (E observareis os meus estatutos, e guardareis os meus juízos, e os cumprireis; assim habitareis seguros na terra) Dt 8.11 (Guarda-te que não te esqueças do SENHOR teu Deus, deixando de guardar os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus estatutos que hoje te ordeno;) Pv 19.16 O que guardar o mandamento guardará a sua alma; porém o que desprezar os seus caminhos morrerá. Pv 2.1 Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos.

2. Ponto: Como aproximar-se de Deus? Fazendo a escolha certa. Israel estava em ruinas por causa da grande seca e fome, eles não poderiam  pestanejar. Deveriam sim, atribuir a Deus o que estava acontecendo pois estavam afastados de Deus. Chegara um momento que não dará pra ficar em cima do muro.

Conta-se que  um jovem estava em cima do muro e olhava para um lado Deus e seus anjos chamavam  este jovem para o seu lado e que no outro lado estava satanas e seus anjos caídos e que estes não falavam nada, e o jovem ficou curioso porque Deus queria e o inimigo nem falava nada, foi neste momento que ele perguntou ao inimigo e obteve uma resposta curiosa, o inimigo disse o seguinte: é que o muro é meu. Ou seja aquele que esta sobre, ou em cima já é do inimigo. Certas escolhas podem esperar, mas certas escolhas não nos permite esperar.  A escolha daquele Rei foi péssima, mas a escolha de Elias foi de permanecer com Deus, quando eu faço a escolha certa eu vou aproximar ou de um ou de outro. Parece o óbvio mas é a mais pura verdade.

3.Ponto: Como aproximar-se de Deus? Ter  coragem de confrontar.

V.19-22.  Existem momentos que requer passos de coragem. As vezes passamos na vida por determinadas situações que não temos coragem de ir pro confronto,  a circunstância cresce, a situação se agiganta e nós permanecemos  parados, estacionados pelo medo, isso não nos aproxima de Deus.

Confrontar com o: a)erro    b) pecado    c) dúvidas   d)indecisões

4.Ponto: Como aproximar-se de Deus?   Chegar próximo do altar, porém o segredo é “Reparar o Altar”. Elias reparou e edificou  um altar em nome do Senhor Jesus.

a)    Como esta o seu Altar? (reconhecimento de como esta reflexao).

b)     Você tem edificado Altares ao Senhor? (ou espera a ruína).

Deus não compactua com Altar danificado, quebrado, fragmentado.

Quando o altar está quebrado, algo está edificado no local do altar do Senhor, o que você tem colocado no local do altar do Senhor?

Altar quebrado significa derrota, significa divisão (Israel estava dividido entre Deus e baal). Altar quebrado gera uma adoração sem significado, é glorificar ao vento, é preciso de concerto.

5.Ponto: Como aproximar-se de Deus? Atitude digna e diferente. Na concepção daquele povo a aproximação deles para com os pseudo deuses era o de tocá-los, vê-los ou até mesmo ter um pseudo deus daquele em sua casa. Mas a proposta do profeta foi agir por Fé, foi olhar por outro ângulo, aquele povo estava afastado de Deus porque estava pecando e não estavam reconhecendo seus erros. Elias afirma que era preciso realmente fazer uma prova com Deus e não prova de Deus, pois Ele não pode ser provado, mas podemos fazer prova com Ele isso pode. Deus deseja ser conhecido de todos nós, parece que a maneira o jeito que Elias fez, seria algo que Deus não atenderia. Perceba as attitudes de Elias:

a)    Conclamou que o povo se aproxima-se dele, Reparou o Altar v.30. Tomou  12 pedras segundo o numero de Tribos. Com as pedras edificou um altar em nome do Senhor. Fez um rego  em redor do altar, grande o suficiente para caber duas medidas de semente. Armou a lenha. Dividiu o novilho. Derramou sobre ele 4 cantaros de agua. Fez isso a tres vezes entao nao foi apenas 4 cantaros e sim 12. Elias orou, sua oracao foi simples e Deus respondeu.

Conclusao

Deus queria aproximar-se de Israel para Salvar, Israel,  tudo que falamos pode ser resumido em Cruz, em caminho  para uma real aproximação, pra quem já é salvo precisa apenas, saber que Seca, Fome  também é muitas vezes um dispositivo que Deus usa para alertar, dizendo Eiiiiiii eu quero, eu desejo estar contigo e quero você comigo.

“O Pastor”.

Anúncios
Esse post foi publicado em Eclesiologia. Bookmark o link permanente.

Muito Obrigado pela visita "God Bless you".

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s