“O Arrebatamento” Mt 25. 1-13

"Arrebatamento"

"Arrebatamento"

Hoje quando acordei, ligeiramente veio um pensamento sobre a volta de Jesus, mais tarde fui checar emails, vi um recado, meu amigo havia enviado algo correspondente a volta de Jesus, quando entrei num site contemplei outra notícia falando sobre este episódio que ocorrerá. Irmãos e amigos não vos parece óbvio o que comentarei, mas é necessário.

Em todos os meios de comunicação, nunca falaram tanto em volta de Jesus como nos dias atuais, jornais, revistas, televisão, internete, quer sejam ramificações do meio gospel ou não, estão falando muito sobre a volta de Jesus, os filmes de hoje em dia, a maioria deles tem um tom de “messianismo”, outros falam abertamente como é o caso de “Left behind” ou “Deixados para trás” como queiram, vivemos um momento único na história.

Acontecimentos como “…guerras, rumores de guerras”, catástrofes sem precedentes na história da humanidade, “mega tsunamis”,  o que falar de muitos “…terremotos”, que tem devastado os continentes? Países como Haiti, China, Japão, México e Chile estão sofrendo com a fúria da natureza através de Deus. As calamidades não param por aí… quem imaginava o Brasil com pequenos abalos sísmicos? Ventos e furacões no sul do país? Constantes tragédias no eixo Rio – São Paulo “chuvas torrenciais”, e porque não dizer do avanço da criminalidade. Hoje é normal você ver, “pai contra filho, filho contra pai”, nunca se viu tantos escândalos que fervilham desde o clero, magistrados, políticos e etc. Atentados em escolas brasileiras e americanas, visto que isto não é uma prática comum, porém nos USA de vez em quando víamos algo neste sentido, agora no Brasil? Pasmem.

Não bastasse tudo que já foi mencionado,  e lógico sempre nos esquecemos de algo, mas é necessário dizer que a palavra faz menção clara sobre, “fome e pestes”, quantas doenças estão surgindo? Quanta fome no mundo? Até no celeiro do mundo, chamado “Brasil” temos fome. Alguém visite o vale do Jequitinhonha ou “sertão do nordeste” e você ficará impactado pelas cenas, não somente de fome, mas do trabalho infantil. Nem vou mencionar a África porque se a nossa distribuição sendo deficitária poderíamos aniquilar a fome em nosso país e não fazemos, o que dizer de nossos irmãos Africanos? Sofrem com doenças e fome.

A Bíblia é enfática além disso tudo surgirão os “falsos profetas”,  creio que não é preciso no momento comentar sobre este assunto, porque muitos falsos profetas tem surgido em nosso meio, a Bíblia também revela que a iniqüidade iria multiplicar, “será que ela tem multiplicado?” vou dar uma idéia da iniqüidade estar multiplicando através de uma palavra (Lei), quem lê entenda, e aproveite e leia Romanos 1. Apesar disso tudo a Bíblia salienta, isso “Todas estas coisas, porém, são o princípio das dores” Mt 24.8

No capítulo 25 de Mateus Jesus continua abordando o assunto, mas agora através de Parábolas, ficaremos com a primeira  parábola e vamos extrair algumas informações desta. Esta parábola é muito conhecida, trata-se da parábola das dez virgens. Quais as lições que podemos tirar?

  1. Todos saem ou sairão ao encontro do noivo, mas nem todos(as) encontrarão o noivo. Perceba você que as dez virgens saíram ao encontro, mas um grupo logo na saída nao percebeu um detalhe importante, faltava-lhes o azeite, como esperar o noivo sem o azeite? Não quero encher de interpretação o texto, mas apenas pinçar algumas verdades. Um dos símbolos do Espírito Santo é o azeite, então fica a pergunta, é possível ir ao encontro do noivo ou esperar o noivo sem Ele? Quem nos prepara para o encontro do noivo? Quem nos levará até o noivo?
  2. Todos(as) segundo o texto acabaram cochilando.  O texto sagrado é enfático, eu não quero dizer que haverá um grande apagão  nos últimos tempos ou que você irá cochilar, mas preste atenção nos acontecimentos e veja sua atitude, por favor não quero afrontá-lo mas desafiá-lo. Seja firme não cochile, não durma na reta final, se isso acontecer é Bíblico, mas que não seja na sua vida e sim dos insensatos, porque mesmo cochilando você acordará e terá azeite na sua vasilha. Quando gritamos por um despertamento, entendemos sim, que no fim haverá cochilo, mas que não seja você o sonolento.
  3. Haverá um horário estratégico um momento especial.  Porque a meia-noite? Por ser um momento que ninguém espera, por referir-se ao contexto terra, como um dos piores horários. Quem vai dormir, geralmente não  é este o horário, acordar a meia noite é difícil, porém acordar com um grito no meio da noite é pior, mas o texto avisa que haverá um grito para avisar que elas deveriam sair ao encontro do noivo, sairemos após o aviso? Creio que a própria Igreja através da pessoa do Espírito Santo tem dado este aviso ao mundo, tentando despertar tanto os que estão na Igreja como os que cochilam no mundo.
  4. Como comprar azeite se a pessoa que vende ou doa já subiu? Encerro esta reflexão com esta pergunta.  Quando todas acordaram cinco delas contemplaram que seus vasos ou vasilhas estavam apagadas, então elas pediram “…dai-nos do vosso azeite;as nossas lâmpadas se apagam”. v.8b, infelizmente não seria possível isso acontecer, mas como comprar ou ganhar o azeite se o responsável já subiu? Aqui fica o alerta para nós, que possamos manter nossas botijas, vasos, vasilhas sempre cheias de azeite para que não nos falte quando encontrarmos o noivo.
“O Pastor”.
Anúncios
Esse post foi publicado em Eclesiologia. Bookmark o link permanente.

Muito Obrigado pela visita "God Bless you".

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s