Deserto Necessário

"Deserto Necessario"

"Deserto Necessário"

Ex 3.7   e Dt 8 1-5

As vezes penso em algumas situações do cotidiano, dentre elas o deserto, poxa vida será o deserto algo necessário? Quando olho para a Bíblia, aprendo que alguns entraram no Egito em uma época privilegiada, quando José era o governador, outros já nasceram em momentos não tão privilegiados assim, como na época que o povo estava sendo escravizado por alguém que não conhecera José. O que dizer daquelas pessoas  que partiram para viver e permanecer 40 anos naquele deserto? Sabemos que alguns nascem no Egito outros no deserto, mas alguns também nascem em terra prometida, fato é que, a maioria dos que nascem em terra prometida não valorizam a conquista, e por isso não observam os mandamentos e o final da geração é o cativeiro.

O deserto seria necessário na vida, na história do povo hebreu. As vezes não queremos passar por esta etapa da vida cristã, mas o deserto é necessário, Israel é um povo que não compreendeu a totalidade do plano de Javé, com a saída  do Egito os Hebreus deveriam oferecer uma nova proposta de vida, qual não foi a dificuldade de Israel, saíram do Egito mas o Egito não saiu deles, o deserto foi necessário, em perspectivas pouco diferente do que é pregado hoje. O deserto foi necessário para que o grupo hebreu, adquirisse maturidade, torna-se nação, enquanto a tribulação forma a personalidade é o deserto que constrói o caráter e revela o que existe em nosso coração. Havia de fato  necessidade destes aprendizados e creditar a Deus a soberania devida.

O que é ser Hebreu? Alguns dias atrás postei um artigo que mencionava algo semelhante, mas faz-se necessário explicar novamente, para que seja entendido. Primeira vez que a palavra Hebreu é citada Ex 2.6, quando Moisés nasce. Deus opta por Hebreus, mas não se submete a eles, permanece como o Senhor. A palavra Hebreu tem um significado diferente segundo alguns estudiosos, historiadores e teólogos, eles dizem que os hebreus decidiram mudar o sentido da palavra. Depois que saem do Egito mudaram  o significado primário da palavra, que era de classe social para Etnia. Quando Deus ouviu o clamor daquela classe social que estava no Egito, daqueles que eram excluídos, marginalizados e escravos Ex 3.7, antes de ser Deus dos hebreus, Ele já era o Deus dos escravos, excluídos, oprimidos e dos marginalizados. Porém sobre este povo, pairava uma promessa, qual a promessa que paira sobre sua vida? A promessa que Deus havia feito a Abraão 430 anos antes Gn 15.16. Deus reencontra o povo que Ele escolheu na pior condição possível, eram escravos no Egito, pergunta simples e básica para reflexão. Qual foi a condição (estado) que Deus te encontrou? Haverá continuação ….

“O Pastor”

Anúncios
Esse post foi publicado em Eclesiologia. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Deserto Necessário

  1. Neli Raquel Miranda disse:

    Estudamos desde a infância e comparando com as organizações profissionais de hoje, precisamos disso como no processo “Kaisen”, Lição de ponto… E dois pontos ali me alimentaram o espírito. Obrigada Pastor. Continua na árdua missão de fazer o povo refletir a fé para praticá-la como A Palavra manda.

Muito Obrigado pela visita "God Bless you".

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s