Deserto Necessário II

"Deserto Necessario"

"Deserto Necessário"

Ex 3.7  e Dt 8.1-5

No texto anterior, falamos por alto a respeito do deserto, comentamos também sobre o povo Hebreu, o ser hebreu, tudo isso muito necessário para nossa compreensão da totalidade do plano de Javé. Isso as vezes assusta, o plano de Deus sempre será maior do que os nossos, nossa mentalidade pecadora e finita não  é capaz de entender seus caminhos. Quem nunca se perguntou ou indagou. Senhor seria necessário de fato passar por situações, privações, circunstâncias das quais estou passando? Porque estou vivendo isto? Pra que? O que o Senhor quer ensinar? Você e eu não entendemos mas o plano é perfeito e tudo que é perfeito passa pela estrada ou campo do necessário. É perfeito? Vai passar por algo necessário. E tudo o que Deus faz é perfeito e necessário, se é perfeito e necessário comece  a olhar sua situação com outros olhos.

O deserto de Deus será sempre pedagógico, não pense você que o deserto preparado e construído pelo próprio Deus não seria para um aprendizado. Na realidade esta mensagem desaparece dos púlpitos, pois a atual geração ama uma massagem no “ego”, e falar em deserto no presente “século” ou momento não parece ser o mais sensato, “para eles” pregadores da Teologia da prosperidade anti-bíblica. Estes encontram prosperidade até mesmo em textos que não possui nenhuma base, para fundamentar suas teorias esquizofrênicas, é preciso entender que o deserto faz parte do tratamento de Deus para algumas situações, dentre elas gostaríamos de destacar algumas:

  1. Deserto não é um fim em si mesmo: O povo acabava de sair do Egito em proporções numéricas gigantescas, o deserto seria o último lugar do mundo que Moisés gostaria de levá-los. Primeiro, no deserto não há água, isso é fato e ponto. Segundo, no deserto não há comida, não tem como plantar e mesmo se tivesse o povo era nômade, sem parada. Terceiro, o deserto é precário quanto a higienização, o povo sofreria com doenças, se não fosse o cuidado de Deus. E em quarto, grande seria a dificuldade de cuidar e liderar de forma unânime 2 a 3 milhões de pessoas, problemas diversos, situações das mais inusitadas. Estes desafios brilhavam o cotidiano de Moisés, mas o próprio Moisés, sabia que o deserto não era o fim. Para aqueles que saíram do Egito, eles deveriam alegrar-se pois estavam indo rumo a Canaã, independente da idade. Deserto não seria o fim de ninguém, pelo contrário, deserto é um meio para quem deseja crescimento. O povo tinha sido desafiado, de escravos  a “virar uma nação”, isto significa obter uma identidade no deserto. Eles estavam sendo forjados no deserto, porque sua antiga identidade, ainda era egípcia e isso vai constatar durante boa parte da caminhada, e mostrar como a influência da identidade egípcia pode demorar no processo.

Creio que você tem compreendido parte da mensagem de Deus para sua vida, se você esta caminhando neste deserto, não se preocupe, Deus é contigo, Deus sabe que no deserto não tem água, mas o próprio Jesus é a fonte de água que jorra para a vida eterna, Jo 4.10-14, o próprio Jesus sabe que no deserto não tem comida, mas Ele providenciará sempre o maná Dt 8.3,  Jesus sabe que o deserto é um local que você pode morrer devido a muitas situações advindas do deserto, mas Ele é a ressurreição e a vida Jo 11.25, e para você que estremece pelo desafio da liderança, Moisés só obteve êxito na caminhada porque Deus era com ele, o nosso sucesso depende de quem está conosco, quem esta contigo? E por fim alegre-se você esta no deserto mas no caminho certo, sua rota esta traçada para Canaã, independente das lutas e dos desafios Deus esta contigo, trabalhando na sua vida e dando a você uma nova identidade.

“O Pastor”.

Anúncios
Esse post foi publicado em Eclesiologia. Bookmark o link permanente.

Muito Obrigado pela visita "God Bless you".

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s