Se tem algo certo na vida de todo cristão é este tema simples porém profundo, “Deus é contigo”. Escutar um … “Deus é contigo”, pode mudar toda situação, ler … “Deus é contigo”, também é importante, pois sabemos que Ele é conosco. Mas existe uma diferença entre Ele ser comigo e Ele fazer algo por mim. Nem sempre e apesar dEle estar comigo Ele fará algo por mim, é exatamente isso que a maioria das pessoas não entendem e decretam bênçãos quando deveria ter buscado o que estava no coração de Deus. Como assim saber o que se passa no coração de Deus? Quando entendemos o que passa no coração de Deus, aceitamos a vontade dEle para nossa vida, independente do momento experenciado.
Deus é contigo, está sofrendo? Ele é contigo, o que nos fortalece é justamente entender este propósito supremo. Quando o próprio Jesus disse que estaria conosco todos os dias até a consumação dos séculos, para entender o texto devemos olhar o contexto e fazer a aplicação. Jesus estava naqueles dias voltando para sua morada ou seja sendo assunto aos céus e transmite estas palavras num contexto de últimas instruções para seus discípulos e o Meigo Nazareno promete estar com cada um deles até a consumação dos séculos, mas… estes deveriam fazer a obra designada. Ele é contigo… faça a obra que Ele designou você para fazer.
Difícil entender que Ele é comigo, quando praticamente tudo esta atravancado, minguado, quando nada acontece, quando a situação adversa ultrapassa, teima em acontecer sempre, apesar do evangelho pregado, você vive no que chamo de “periferia da fé”, é complicado pois não quero cair no erro neo-pentecostal e sair dizendo que tem que acontecer ou sair determinando e de repente não ocorre nada, e neste momento é gerado no seu intimo a frustração pessoal. Surge a indagação, mas o Pastor disse que aconteceria, a Igreja a ou b disse que seria assim!!! E Jesus o que disse? Neste momento de carência espiritual você já não estará muito vigilante e sugiro para você!!! Cuidado é neste momento que suas estruturas poderão desintegrar.
Neste momento de aparente fraqueza, começa a partícula apassivadora da língua portuguesa que teima em aparecer, SE, Ele é comigo porque tudo isso me sobreveio? Se Ele é comigo porque deixou isso acontecer? As interrogações começam a fazer parte da nossa vida os questionamentos ficam animados e fazem diariamente um convite a nossa memória, e por um momento ele até parece que começa a fazer o trabalho do inimigo e nos lembra com detalhes de bênçãos prometidas e promessas não alcançadas. Isso é ponto alto para gerar um stress e quem sabe uma decepção grande ou até mesmo começo de uma depressão, o certo é que a crise estabelece nesse momento, é necessário então, entender a frase “Deus é contigo”. Colocarei em alguns sentidos a frase para ser analisada e interpretada de maneira rápida.
- Deus é contigo: Não significa que você obterá tudo, mas somente aquilo que é necessário, lembre-se de Fp 4.19 “O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus”. Porque lembrar desse texto? Hora, o meu Deus suprirá sim, porém as vossas necessidades e não o vosso luxo. Muitas coisas que gostaríamos de ter é luxo e não necessidade.
- Deus é contigo: Esse Deus que é contigo, Ele possui um caráter especial, e um dos atributos, dos muitos que poderíamos falar é o atributo da “Independência”, a despeito dEle ser contigo, Ele é independente, suas ações, não serão todas para você e seu mundinho particular. Você não tem um universo a parte e Deus tem que fazer de tudo, falar, mostrar, dar e etc. Ele até pode fazer isso, mas fique tranqüilo se Ele não fizer. Este atributo, é um atributo incomunicável de Deus, Ele é contigo, mas Ele também é com Ele mesmo, Ele criou a humanidade, mas não precisa dela para nada, ao contrário de nós que precisamos dEle para tudo. Lembre-se de Atos 17. 24-27 “O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas; E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação”.
- Deus é contigo: E por último, deixei após você estar ciente de quem você é, de quem Deus é, e do que você realmente poderá obter. Leu com atenção, primeiro quem eu sou e o que posso? Segundo quem Deus é, e o que Ele poderá fazer? E agora sabedor de quem eu sou e do Deus que eu sirvo, lembre-se de Fp 4.13 “Posso todas as coisas naquele que me fortalece”. Por favor não se esqueça do contexto que o Ap Paulo fala; ele estava preso. Eu posso todas as coisas, mesmo estando preso, aquelas algemas que prendiam o Apóstolo não eram capaz de prendê-lo, parece um paradoxo. Assim como nada é capaz de prendê-lo, mesmo preso sua mente estará livre, seu coração, seus sonhos. Deus é contigo independente do momento adverso e circunstancial que você possa estar vivendo. Não reclame, o cárcere não durou para sempre na vida de José mas fez parte do processo, você vai chegar lá, mas saiba que “Deus é contigo”.
“O Pastor”.
Achei muito interessante e esclarecedor o texto a acima, buscava exatamente entender essa frase e não usar ela de forma equivocada… Obrigada por compartilhar sua sabedoria… Hoje suas palavras me ajudarão muito a entender um pouco mais sobre esse Deus tão imensurável!!
maravilhosa palavra.