Gosto da vida, das pessoas, confesso que não gosto de apenas colocar meu ponto de vista, quero aprender a cada dia ouvir os demais, sei que não é tarefa fácil ouvir e calar para aprender, mas estou em franco desenvolvimento. Provavelmente você já ouviu falar ou leu em algum lugar algo a respeito das três respostas de Deus. Como o povo comenta não custa relembrá-los, elas são: sim, não, talvez ou aguarde. Bom até neste momento nada de anormal, agora a dificuldade está em “ouvir”, “viver” este não de Deus na pele.
Disse no princípio do texto que gosto da vida e das pessoas, mas seria possível, fácil ou difícil, amá-las quando um não surge como resposta? Será possível amar outra pessoa que emenda um não? Será possível continuar amando, mesmo sabendo que a sentença foi dada? Fica a pergunta se você consegue amar a pessoa mesmo com um não, meus parabéns, realmente Deus tem feito a obra na sua vida. E se você não consegue amá-lo, tem problema? O que diz a Bíblia?
Na passagem de 1Jo 4.7-14 diz: “Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor. Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito. E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo”.
Devemos amar com: sim, não ou talvez os homens, somente desta forma conseguiremos entender e perceber que dessa forma o amor de Deus está derramado em nossos corações. Agora quando me refiro ao nosso Deus como seria a aceitação deste não como resposta? Se não aceitamos dos homens que vemos aceitaremos de Deus? Você deve estar se perguntando o que amor do texto acima tem a ver com o não de Deus ou com reação do comportamento humano?
Quero mencionar uma passagem que mostrará tudo isso, esta no livro de Mateus 19.16-30, uma pessoa que a Biblia denomina de “o jovem rico” aproxima-se do Mestre e neste diálogo recebe um não de Deus. Porque o não de Deus nos entristece?
- Ponto: O não de Deus nos entristece quando, Ele fala o que não queremos ouvir; neste momento ficamos entristecidos. Quando este jovem conversa com Jesus, é perfeitamente claro que este jovem fazia o que era necessário, mas Jesus tocou num ponto frágil. Jesus diz, “…vai vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu, então vem e segue-me”. A proposta de Jesus foi rápida, pronta, simples e eficaz. Mas foi suficiente para não alcançar aquele coração materialista.
- Ponto: O não de Deus nos entristece quando, apesar dos mandamentos e tudo quanto temos feito e guardado não é suficiente para nos salvar. Aquele jovem guardava a lei, no diálogo com Jesus ele até cita os pontos fortes e alguns mandamentos, mas pensava que estava suficiente para entrar no céu. Mas a graça que é de graça não é tão barata assim não; quando Jesus diz: vai e vende tudo. O que era de graça ficou caro, pois sua visão horizontal impedia a vertical.
- Ponto: O não de Deus nos entristece quando, a resposta de Jesus está naquilo que nós amamos ou toca aquilo que é muito importante/ especial para mim, “meus bens”. Este era o caso do jovem rico, a resposta tocou o que ele amava, o que você ama? A resposta de Jesus sempre tocará o que é importante para você, qual é o seu bem? Você é muito apegado a algo? Cuidado, Deus poderá pedir um dia.
- Ponto: O não de Deus nos entristece quando, ouvimos Jesus, porém não conseguimos obedece-lo. O jovem estava com Jesus, conversou com Jesus, ouviu Jesus, sabia que precisava fazer o que Jesus falou, mas infelizmente não conseguia obedecer o Mestre, e saiu triste. A tristeza bate em nosso coração devido ao não, mas esquecemos da obediência que devemos ter em Deus e cumprir o que Ele disse.
- Ponto: O não de Deus nos entristece, porque não conseguimos entender que não de Deus também é direção. Encerro esta reflexão dizendo que o não de Deus faz parte da direção, já imaginou se Deus nunca falasse não? Já pensou… Jesus dizendo sim para tudo que você e eu já fizemos nesta vida? Você poderá até não entender no presente momento, poderá indagar, questionar, mas enfim, saiba que o não é pedagógico, direcional e sempre será para o seu bem. Apenas confie no não de Jesus.
“O Pastor”.
A Paz do Senhor! Pr. Ivan, Parabéns!!! Que Deus continue te usando como canal de benção. Que Mensagens abençoadas…