“Deus busca o menor”

Deus busca o menor

Deus busca o menor

Sou do tipo que ainda acredito em passagens como de 1 Samuel 16 quando o profeta vai atrás de um Rei na casa de Jessé o belemita, Deus já tinha provido um Rei naquela casa, mas era o “menorzinho” não sei ao certo qual o nome que as pessoas gostam ou colocam nisso, mas alguns dizem que sou otimista, sonhador demais outros dizem que sou iludido, alguns até argumentam que não tenho malícia sou infantil e até dizem ser coisa de principiante. Mas sou do tipo que ainda acredito na palavra de Deus assim como ela é, acredito que os irmãos de Davi não irão ascentar-se  enquanto ele não chegar, acredito que Deus busca um e não muitos, porque não muitos? Porque Ele não precisa de muitos, se a batalha for vencida por muitos o homem logo se envaidece.

Sou do tipo que ainda creio num atributo de Deus, chamado Soberania, creio piamente nos seus propósitos, creio também que seus desígnios são e serão sempre mais altos do que os nossos, creio no inimaginável, no impossível, pois quando trata-se de Deus “…tudo é possível ao que crê, nEle”, creio na santa vocação, na escolha do Altíssimo, na busca do Pai da Eternidade por um ou outro que esteja de coração aberto para fazer a sua vontade (digo vontade de Deus), creio na busca intensa e diária, creio e sou totalmente apaixonado com histórias bíblicas e seus finais sejam felizes ou não, fato é que uma lição nos foi dada, creio na chamada específica, creio que Deus tem um lugar no seu reino desde que obedeça sua vontade e encaixe em seus parâmetros, creio que Deus já definiu mas espera que eu venha tomar a decisão correta.

Em cima desses pressupostos do acreditar, gostaria de compartilhar uma reflexão curta, sem análises profundas somente pontuando situações,  fui impelido a escrever  quando li numa manhã destas o que meu amigo Pr Josué Martins Pereira, escreveu “ACABARAM SE OS MANCEBOS? NÃOOOOOO, AINDA TEM O MENOR… Amo Deus, pois Ele sempre está em busca dos menores… resiste aos soberbos mas dá graça aos humildes” palavras do meu nobre companheiro. Ja compartilhei diversas vezes  este tema principalmente em eventos com Jovens. Mas neste dia surge uma pergunta… quem é o menor?

a)    O menor na ótica de Deus sempre será diferente do menor da ótica humana. 1Sm 16.7 Quando Samuel  adentra a residência de Jessé e começa a contemplar os filhos de Jessé, quem sabe pensou é Eliabe, a Biblia comenta, “…viu a Eliabe, e pensou: Certamente esta perante o Senhor o seu ungido”. Deus logo em seguida diz: “…não atentes para  sua aparência, nem para a sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê, como vê o homem.. O homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração”. Não é preciso comentar muito, este tópico fala por si só, quando você olha, qual o seu olhar para as pessoas?

b)    O menor é aquele que sempre será esquecido pelos homens e lembrado por Deus, o menor não esta na lista ou em casa. A Bíblia diz que passou todos os sete, e Deus não autorizou  Samuel a ungir nenhum deles. Aos menores esquecidos de plantão, Deus não se esqueceu de você, o homem poderá esquecer mas Deus jamais, o menor foi esquecido porque estava trabalhando, não estava em casa ou na lista de presença do seu Pai, mas Deus sabia onde ele estava.

c)    O menor é aquele que suas qualidades sempre serão diferentes e evidentes. (Ruivo, de belos olhos e de boa aparência). Seus irmãos altos com boa aparência e provavelmente fortes, mas eram medrosos, no texto de 1Sm17 veremos que isto é verdade. Ficaram com medo de Golias, Davi ao contrário, não tinha medo e suas qualidades eram diferentes.

d)    O menor é aquele que espera chegar sua vez para ser reconhecido (ungido) no meio de seus irmãos. Davi não sabia que Samuel estava em sua casa, mas passou um por um de seus irmãos, sua espera foi distante do lar.

e)    O menor é aquele que sempre olhará por um ângulo diferente, porque ele é o menor. Se fosse o maior quem sabe estaria no exército de  Saul mas como era o menor, um dia Davi foi levar comida a seus irmãos que estavam em guerra contra os filisteus. E Golias a todo instante afrontava o exercito de Israel. Seus irmãos, experiente em batalhas treinado para guerra, e todo Israel temiam o gigante, mas Davi olhava por um ângulo diferente. Davi entendeu que a afronta do filisteu era contra Deus.

“O Pastor”.

Anúncios
Esse post foi publicado em Eclesiologia. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para “Deus busca o menor”

  1. izaura disse:

    primo ail e uma das passagens da biblia que eu amo , sou pequena e sou filha de gesse , e quero cada vez ser a menor da casa do Senhor , para que Ele possa capacitar-me dia a dia.
    beijos e foi muito te ver hoje.-

Muito Obrigado pela visita "God Bless you".

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s