O que fazer no dia da Adversidade?

"O que fazer no dia da adversidade?"

"O que fazer no dia da adversidade?"

 1 Samuel 17.22-46.

Quem não tem uma adversidade? Qual pessoa pode dizer que nunca passou por uma adversidade, seja ela física (no âmbito da saúde), sentimental, emocional, psicológica ou espiritual. Todos de uma maneira ou outra já enfrentaram o dia da adversidade, não quero colocar tamanho  ou mensurar  a extensão dessa adversidade, o fato é que todos enfrentam, e quem não enfrentou vai enfrentar. Problemas todos nós temos, quem sabe a situação adversa está no Trabalho, em Casa, na Família, na Igreja ou até mesmo entre os amigos ou pseudo amigos.

          Conversava com minha mãe estes dias e falava sobre isso,, que pelos anos de vida, ela sabe muito bem o que é uma adversidade. Quantas pessoas, fizeram planos, projetaram, tentaram efetuar suas realizações porém a vida não foi benevolente com estes, a vida propiciou situações contrárias, não estou nesta  noite tentando dizer que você não conseguirá, pelo contrário, porém  a vida não é  uma linha reta no qual seus cálculos e objetivos se cumpriram a risca. Prepare-se  para episódios que não estavam em seus planos, prepare se para pressão do dia a dia, por decepções ao longo  dos dias, e tudo isso  fez com que Jacó falasse para Faraó como Jacó Gn 47.9 meus dias foram: poucos e maus.

O que fazer no dia da Adversidade?

1.    Deixe a carga 1 Samuel 17.22a.

Davi quando se aproximou de Soco e Azeca, no vale  do carvalho lugar que tinha sido iniciado a batalha presenciou uma cena lamentável, apenas um guerreiro afrontando um exército inteirinho, a primeira situação que Davi fez foi deixar toda carga que trouxe, isso fala de mobilidade espiritual e física, deixou a carga porque tinha alguém lá, somente para cuidar das cargas. Já imaginou a dificuldade em lutar com bagagem, existem pessoas que são especialistas em  pegar bagagem e carga de outras pessoas, não faça isso, largue a sua carga no dia da adversidade. Existem várias cargas que muitos carregam e não conseguem superar: Cargas que atormentam, Carga da Culpa, Carga da consciência culpada, Cargas que o inimigo tenta colocar, através de problemas diversos.

2.    Corra para frente da batalha 17.22b (não fuja 17.24)

Davi quando se aproximou e viu que havia uma batalha travada ou pronta pra começar ele não recuou, não foi covarde, não fugiu. Davi poderia ter descarregado as mercadorias que seu pai enviou e poderia ter ido embora, mais não fez, Davi poderia ter voltado afinal ele nem idade tinha pra lutar, era muito jovem, mas não correu. Davi sabia quem estava com ele, só corre pra frente da batalha quem conhece o Deus que serve, só corre pra frente da batalha quem tem experiência com Deus, só corre pra frente da batalha aquele que enfrentou um Urso e um Leão, tem que ter currículo, não é preciso ter idade, tem que ter currículo. Quem corre pra frente da batalha tem coragem, é destemido

3.    Não de ouvidos a quem deseja frustrar seus objetivos 17.28. 30 Desvie-se dele ou deles.

Neste momento seu irmão mais velho, quando vê (Davi), tenta menosprezá-lo, no bom português, tenta puxar seu tapete, procura abater seu ânimo, tenta frustrar Davi, seu irmão mais velho não era chamado nem escolhido, Eliabe pertencia ao exército medroso de Saul, Eliabe pertencia as fileiras do Rei Rejeitado. Eliabe não tem conselho pra você, Eliabe não tem palavra de orientação pra sua vida, Eliabe é o irmão mais velho que deseja frustrar seus objetivos, Eliabe te conhece sabe que você é escolhido, Eliabe sabe que o azeite foi derramado em sua cabeça, não aceite conselho de derrotado. Davi toma uma atitude que poucos tomariam,,,, Davi se desvia de seu irmão pois tinha objetivo, quem sabe se fosse muitos de nós, ouvindo o irmão mais velho dar ordens abaixaríamos a cabeça e iríamos embora, não foi isso que Davi fez, ele se desviou e procurou saber um pouco mais sobre a situação, No dia da adversidade  não de ouvidos a Eliabe.

4.    Esteja atento a oportunidade pois esta te fará entrar na presença do Rei v. 31.

Na conversa com alguns homens do exército de Saul, Davi ficou sabendo que o rei estava premiando aquele que tivesse coragem de enfrentar Golias, no lugar do problema Davi enxerga uma oportunidade,  o Rei  estaria enchendo de riquezas, daria sua filha e faria isenta de impostos a casa de seu pai. Irmãos  estejam atentos, pois a adversidade gera oportunidades, é na adversidade que você terá uma chance de entrar na presença do Rei, a adversidade não vem pra te fazer um derrotado, ela vem com único propósito, Deus está abrindo uma porta pra você chegar na presença do Rei, quem chega na presença do Rei tem que ser destemida, o Rei fará propostas, eu não encontro promessa pra derrotado, no livro do Apocalipse encontro principalmente nos capítulos 2 e 3 quando João escreve as sete igrejas da Ásia, e todas as cartas terminam Ao que Vencer, não tem promessa pra derrotado.

5.    Tenha fé pois Deus concederá a vitória 17.46.

Quando Davi se prepara e encaminha-se pra lutar o texto diz: Hoje mesmo  o SENHOR te entregará na minha mão. A confiança de Davi era tamanha que pela fé Davi contemplou Golias no chão, quer ver a prova? A parte “b” do texto diz: ferir-te-ei, e te tirarei a cabeça. Como isso, Davi foi  até o gigante com Funda, como tirar a cabeça com apenas uma Funda, Davi enxergou Golias caído e a espada do gigante em suas mãos, como você tem contemplado sua adversidade??A maneira que você enfrenta a situação, encara seu adversário é determinante para seu triunfo, se você entrar sem fé, fatalmente não conseguirá. Não entre contra seu adversário pensando ou exclamando, “Talvez Hoje consigo!!” Não, Não é Talvez, Não é se, é HOJE, Deus te entrega nas tuas mãos,

Conclusão: Assim como o Pastor de ovelhas Davi enfrentou o dia da adversidade nós também enfrentaremos, a diferença está em como nós enfrentaremos? Coragem ou Medo, você Escolhe, lembre-se a adversidade é uma oportunidade.

“O Pastor”.

Anúncios
Esse post foi publicado em Eclesiologia. Bookmark o link permanente.

Muito Obrigado pela visita "God Bless you".

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s