“Confiança em Deus”

"Confiança em Deus"

"Confiança em Deus"

Habacuque 3. 2 e 17 a 19

Será que confiamos como deveríamos em Deus? Esta questão surge e devemos olhar para nós e certificar se temos conseguido confiar de fato. Nosso exemplo de hoje é o profeta Habacuque, veremos a situação que este vivia seu legado de confiança em Deus é extremamente pertinente para os dias que vivemos de pura insatisfação e falta de obediência  quanto a espera. Com grande audácia conseguiu externar sua confiança em Deus, mesmo em meio as lutas, dificuldades ele demonstrou sua total confiança em Deus, o seu nome  significa: Abraço. Também pudera, o povo de Judá seria levado cativo, devido aos pecados cometidos. Duas perguntas o próprio profeta faz.

  1. Como Deus pode permitir que a ímpia Judá fique sem  castigo? 1. 2-4, Deus responde dizendo que usaria os babilônios pra castigar Judá.
  2. Como Deus pode usar uma nação mais ímpia que Judá como instrumento de Juízo? 1.12 e 2.1. Deus responde ao profeta dizendo que o dia de prestação de contas com a própria nação ímpia (babilônia), também chegaria.

O povo na realidade precisaria de um abraço, afinal de contas cativeiro é lugar de solidão, separação, e Deus usa justamente este profeta para tentar clarear a visão do povo. O juízo era iminente, a Babilônia já havia tomado as nações vizinhas, seu reino já havia sido estendido desde a mesopotâmia até o Egito, faltava  Judá. Nesta situação alarmante Habacuque, vendo o que aconteceria, começa a orar a Deus.Gostaria de iniciar este texto deixando esta lição do profeta  Habacuque independente da situação, ore, clame a Deus, sua oração no versículo 2 consisti em dois verbos: Avivar e Lembrar. Habacuque sabia da importância de ter um avivamento em Judá, no templo, nos corações daquelas pessoas. Habacuque  deseja que Deus lembre-se de sua misericórdia na ira contra aquele povo que era de dura cerviz, e entrasse com compaixão, porque o juízo era certo.

Sua oração consiste também de duas situações, a primeira falamos:

a)    Ele trata do que Deus pode fazer por nós. Avivar e Lembrar.

b)    Na segunda parte da oração  é o que nós devemos ter em Deus, confiança.

É sobre justamente está segunda parte que gostaria de falar, a confiança que devemos ter em Deus. Habacuque continua orando e no versículo 17 ele vai chegando no ápice da oração. Ele diz: Porquanto, ainda  que a figueira não floresça, nem haja fruto  na vide, o produto  da oliveira minta, e os campos  não produzam mantimento, as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas…..

Habacuque, vislumbra de maneira profética o que ocorreria e diz, que mesmo assim se alegraria no Senhor. Amados leitores, o profeta concede alguns exemplos:

A confiança que devemos ter em Deus.

1)Figueira fala do florescer, Fala da época  mais linda da figueira (Florescimento), agora ficar florida não significa ficar frutífera, tem diferença. Nem toda flor  vira fruto. Se a figueira não florescer, fruto então esquece. Ainda  que  a figueira não floresça: Ainda  que os planos se frustrem, ainda que os planos fiquem apenas no planejamento, quem não tem plano? Família, Trabalho, Igreja, Filhos, crescer em tudo. É duro planejar e não sair do papel, sonhos e planos frustrados, ainda que a flor não vire fruto vou permanecer nEle. Outra qualidade da figueira: O figo serve como alimento  e a pasta de figos serve para curar machucados. Em 2 Reis 20 o Rei Ezequias adoeceu, e o profeta disse pegue uma pasta de figos e coloque sobre a chaga, colocaram e ela sarou. ( Ainda que não tenha cura o problema eu vou permanecer nEle, vou Confiar em Cristo), não é fácil dizer mas  é necessário.

A confiança que devemos ter em Deus.

2) Videira, Fruto  agora o profeta comenta sobre  a videira ou vide, parreira de uvas, quando a palavra fala  sobre uva, refere-se a alegria, dela extraímos o vinho. O vinho pode embriagar mas tem o poder de alegrar o ambiente. Pode ser que Falte a alegria no ambiente, eles seriam cativos. Talvez em sua vida falte alegria, todavia nEle me alegrarei, é uma questão  de decisão, independente da situação estou decidido a alegrar-se em Deus.

3) Oliveira  Minta neste momento o profeta diz, pode ser que as azeitonas não vinguem, pode ser que venham falhar. Sabemos que a azeitona representa o Óleo, e a Unção na palavra. Independente do aspecto que o profeta esta colocando ele coloca estas árvores símbolos de Israel e Judá. Pode ser que falte o óleo, para fazer tantas coisas  que era usado, todavia nele esperarei. Esta confiança tem que alcançar proporções gigantescas.

A confiança que devemos ter em Deus.

4) Campos não produzam mantimento è ainda que a fome venha assolar a terra è olha a confiança do profeta, conhecedor das dificuldades, sendo movido pelo Espírito de Deus, o profeta exalta a confiança em Deus.

5) As ovelhas das malhadas sejam arrebatadas è Habacuque sabia que uma possível invasão, culminaria num saque muito grande, o Profeta não tem medo de perder, a lã das ovelhas e nem a carne, Ele tem Fé em Deus, os bens de Judá poderão ir sim, mas Deus continua conosco.

6) E nos currais não haja vacas è mesmo que venha nos faltar alimentação, a carne, o couro, o leite, eu vou esperar e confiar no Senhor.

A confiança que devemos ter em Deus.

V.18 e 19 Todavia, eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação. Jeová, o Senhor, e a minha força. E fará os meus pés, como os das cervas(corsas), e me fará andar sobre as minhas alturas,

A nossa alegria é independente da nossa circunstância, a nossa alegria não poderá depender de pessoas ou situações. Alegria que depende de situações será sempre uma alegria falsa, alegria que depende de mecanismos externos ela será sempre deficitária.

a)    Nossa alegria está em Deus e não nas pessoas ou objetos que temos.

b)    Devemos exultar em Deus porque Ele é o Deus na nossa Salvação.

c)    Deus o Senhor e somente Ele é a nossa força.

d)    O que Deus faz em nós?? É Deus que fará, você caminhar nos altos montes sem cair, mesmo em meio a dificuldades, pedras, inclinações, buracos, você não vai cair porque Ele esta contigo.

“O Pastor”.

Anúncios
Esse post foi publicado em Artigos. Bookmark o link permanente.

4 respostas para “Confiança em Deus”

  1. izaura disse:

    Verdade Pastor Ivan , esta Confianca que temos em Deus que nos faz ver o mundo com outros olhos, eu creio 100 % em todas as promessas e mesmo que ainda nao veja , se que elas irao cumprir .

  2. Débora disse:

    Amém irmão;
    tomo posse dessa palavra tão abençoada!
    Que Deus continue te usando para abençoar vidas! Grande abraço

  3. Elda Silva do Amparo disse:

    somente confiando em Deus permaneceremos firmes!
    Deus abençoe!

  4. fatinha disse:

    E é esta confiança que me faz ter força para lutar e vencer desafius que surgem no dia a dia de todos nos pois sei que Deus é fiel ..e a sua misericordia se renova a cada manha na nossas vidas. amem .Deus abençoe vc pastor Ivan

Muito Obrigado pela visita "God Bless you".

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s