O que a perda nos revela?

Nesta mannhã um novo tema surge, e parece ser pesado “O que a perda nos revela?”. É possível a perda revelar algo para nós? Infelizmente em meio as perdas da vida não conseguimos enxergar Deus.  É perfeitamente compreensível, não é fácil perder, quem está pronto, preparado para perder? Ninguém. O que nós anelamos são as conquistas, mas nem sempre as conquistas brilham em nossas vidas, todos de uma maneira ou outra perderam algo; quem nunca perdeu nada? O texto escolhido  para nossa meditação é Rute 1. Conhecemos a História de Rute, sabemos que Rute era nora de Noemi que por sua vez era casada com Elimeleque e este era pai de Malom e Quiliom, havia outra nora  chamada Orfa. Elimeleque saiu das terras de Belém de Judá e foi buscar alento para sua família em Moabe, pois em Belém a fome estava assolando. Era um momento difícil que todas as famílias estavam vivendo, mas sua iniciativa deixa inúmeros exemplos para nossa vida. Depois de um tempo, Elimeleque e seus dois Filhos falecem em Moabe. Sua esposa Noemi, começa enfrentar as dificuldades da perda, viúva e com duas noras, Noemi precisa tomar decisões  ou continuará  em Moabe ou voltará para Belém de Judá.  Em meio a estas situações outras perdas ocorrem, nossa vida não  é uma linha reta bem definida, algumas variantes no caminho outros problemas que cerceam e teimam em aparecer, creio que poderemos aprender muito com parte desta história.

O que a perda nos revela? Ou Tirando lições com as Perdas? Rute 1.

1. O que a perda  revela: Ela revela que  pode ser circunstancial (bens materiais) ou as vezes não (morte), o que não podemos fazer ou tomar serão sempre decisões precipitadas por causa de perdas temporárias, não podemos mudar de rumo V.1 Precisamos Valorizar a terra ou o que temos. Devido a fome que havia  em Belém de Judá, Elimeleque decide mudar de “Judá”, não saia do local que está, sem permissão, autorização ou direção de Deus, sua perda poderá ser maior. Não decida precipitadamente, fome é circunstancial, é ruim passar fome pior é morrer em Moabe, saiba porém que a fome de Belém é passageira.

2. O que a perda revela: Ela revela que não teremos somente vitórias na vida, mas sim que a vida é constituída de derrotas também. A perda vem para nos dar um chacoalhão e dizer, você sem direção errará.  Elimeleque na sua precipitação decide sair de “Judá” para o país de Moabe “inimigos do povo de Deus”. Toda vez que você tomar decisão segundo o que você entende por certo, fatalmente cometerá um equívoco.

3. O que a perda revela: Ela revela nossas limitações, mostra que somos limitados e devemos além de esperar em Deus, devemos depender inteiramente de Deus. Perda revela nossa dependência total de Deus, mais revela que dependemos de amigos, pessoas V. 3 depois  V.4 e 5. O texto destaca a morte do marido de Noemi e de seus dois filhos, somos limitados e nossos cálculos para viver tantos anos ou nossos sonhos e expectativas poderão sofrer danos no meio da caminhada.

4. O que a perda revela: Ela revela que quando não saímos do caminho não precisaremos ouvir a notícia(seremos a notícia V.6)vai ser notícia por causa da sua benção V.7 não precisa sair do lugar fique no lugar que estás, quando morreu Elimeleque e seus filhos, logo Noemi ficou sabendo que Deus havia ajudado seu povo, dando-lhe alimento. As vezes saímos da posição e ouvimos o que Deus tem feito, fique na posição.

5. O que a perda revela: Ela revela falta de opção. A volta pelo mesmo caminho não é opção é a falta de opção, tanto faz ir para frente como para trás V.8 e V.9. Mas apenas volte pelo caminho, se este caminho for Israel, Noemi não poderia ir para outro caminho a volta  não  é fácil mas é necessária.

6. O que a perda revela: Ela revela  que não importa se a perda foi grande ou pequena, se realmente importava ou não importava tanto assim, é que perdas tem que saber ser administradas para não pensarmos que sempre iremos perder ou estaremos então derrotados para sempre.

7. O que a perda revela: Ela revela que para alcançarmos temos que reconhecer, que não somos nada.

8. O que a perda revela: Ela  nos arremete há um óbvio chamado milagre.

9. O que a perda revela: Ela revela quem você é de fato. Se você é querido ou não, se você tem amigos ou não, a perda revela quem são seus amigos verdadeiros, quem estará disposto a caminhar contigo. V.14

10. O que a perda revela: Ela  revela ou vêm para mostrar que somos pessoas comuns(normais) e não sobrenaturais como muitos dizem, pois se fossemos não perdíamos.

Conclusão

          As perdas trazem crescimento, marcas, conscientização, pés no chão, nem tudo é sonho de Deus, tem muitos sonhos humanos que precisam se perder junto com as perdas para que possamos caminhar e descobrir os desígnios de Deus para nossas vidas.

          Porém apesar de todo tipo de perda que você possa ter obtido durante os anos, são perdas terrenas, a maior perda e pior perda que o ser humano pode ter, chama-se Salvação, esta não é uma perda pedagógica, é uma perda eterna, não brinque com  esta perda chamada “Salvação”.

“O Pastor”.

Anúncios
Esse post foi publicado em Artigos. Bookmark o link permanente.

3 respostas para O que a perda nos revela?

  1. izaura disse:

    que lindo Pastor Ivan !!! eu ja descobri meu verdadeiro amigo e JESUS e depois entra o meu esposo edson.

  2. fatinha disse:

    eita pastor Ivan vc é 10 muito bom amei abraço

  3. JÁ PERDI MUITO NESTA VIDA,MAS MINHA SALVAÇÃO…NEM PENSAR.
    TBM JÁ GANHEI MUITO,MAS O ALVO PRINCIPAL É MINHA SALVAÇÃO.
    DEUS ABENÇÕE…AMEI.

Muito Obrigado pela visita "God Bless you".

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s