Porque não consigo ser constante ou ter constância espiritual?

Constância Espiritual

Qual o problema comigo? porque não consigo ser estável, porque sempre ocorre um erro de percurso?Porque não consigo ser o que Deus espera ou o que eu mesmo espero ser?Porque minha vida é uma sombra do que deveria ser de fato?Porque não mantenho um equilíbrio?Porque aborreço minha alma?Porque clamo e não me ouves? Porque as vezes sinto tanto abatimento? A angústia consegue apoderar-se de mim, laços de morte tem cercado minha vida, estou aflito, não consigo ter paz, minha tristeza traz minha sentença. Quem nunca  interrogou-se? Será que sou o único? Quem jamais fez esta ou outras questões assim, porque será que minha fé não mantém estável? Senhor, por favor ajuda-me. Em meio a estes porque, surge uma resposta bíblica. Porque não consigo ser constante? Quando olhamos para Mateus 21.12-22 encontramos algumas respostas para nossa inconstância. Mas neste momento não quero abordar a causa “ser inconstante”, não quero abordar o momento “da inconstância”, nem mesmo desejo abordar os efeitos “da inconstância”, meu desejo é simples e objetivo, o que fazer para ser constante?

O texto de Mateus 21.12-22 fala a respeito de duas situações. A primeira Jesus entra no templo, expulsa todos os que vendiam e compravam, derruba as mesas dos cambistas, as cadeiras e diz: “…a minha casa será chamada casa de oração”.  Ele efetua algumas curas, suscita da boca das crianças o louvor que conhecemos, “Hosana ao Filho de Davi”, os sacerdotes e escribas ficam indignados mas Jesus apenas responde a  indignação dos sacerdotes com uma resposta branda e sai da cidade. Ele nesta noite vai dormir em Betânia provavelmente na casa de seus amigos, “Lazaro, Marta e Maria”, bem de manha Ele sai, tem fome encontra uma figueira a beira do caminho, mas nada encontra senão folhas. Jesus pronuncia uma sentença contra  a figueira e a figueira secou, os discípulos ficam estupefatos e Jesus exemplifica o fato como um ato de Fé. Poderia entrar nos pormenores  do texto mas não é este o caso, nossa ênfase será outra, falei do contexto para arejar e relembrar o que se trata este texto de Mateus, quero apenas refletir sobre: o que fazer para ser constante?

  1. É preciso ter Atitude: Quando olhamos para  as duas situações nos vemos a atitude de Jesus Cristo. As vezes não temos atitude alguma, mas Jesus antes de qualquer palavra Ele tem atitude, a Bíblia diz que: “Tendo Jesus entrado no templo, expulsou todos os que ali vendiam e compravam…”Mt 21.12a, esta é a primeira parte do texto, Jesus entra no templo e sua primeira atitude não foi de virar para um discípulo ou comentar sobre a situação caótica que estava o templo com algum sacerdote e escriba, Ele imediatamente tem uma ação. Como é difícil ter ação, ainda mais no templo, a falta de constância vem justamente porque não conseguimos ser ativos o suficiente principalmente no templo. Afinal estamos falando de constância espiritual.
  2. Seguir o exemplo de Jesus e fazer uma limpeza no templo: Qual o tipo de atitude? Atitude de limpeza. Para conseguir  uma constância espiritual, devemos fazer o que Jesus fez, as vezes o comentário inevitavelmente seria este, “mas é tão difícil”, sim, certamente é difícil. A limpeza quem faz é Cristo mas a atitude quem toma é você. O problema é que nós geralmente, não tomamos atitude e queremos que  Jesus faça a diferença ou venha e realize tudo. Isso não vai acontecer. As vezes quando Jesus começa a sacudir o templo, começa a derrubar os cambistas, expulsar os mercadores (vendem e compram), nós não gostamos, porque afinal de contas queremos este mercadejadores da Fé dentro de nossos templos porque fica mais fácil apresentar o culto, afinal eles vendiam pombinhos para o sacrifício. Para ter constância  espiritual é preciso purificar o templo. Como está o seu templo? Você não precisa de mercadejadores dentro do seu templo para oferecer um culto a Deus. Você precisa do próprio Cristo no Templo e se Ele entrou dentro do seu templo (corpo) do que mais precisa? Mantenha ele (corpo) limpo.
  3. Agir com Fé: É possível agir com Fé? Sim, mas é preciso ter atitude, é preciso fazer uma limpeza antes para então falar com autoridade. Nestas duas situações, aprendemos que: Quem é o templo? Somos nós, quem precisa ser limpo? Nós, então a limpeza do templo é a atitude interna que nós precisamos ter para ter constância na vida espiritual. Precisamos  expulsar os mercadores que tem roubado nossa fé, nossos sonhos, derruba eles com Fé. Quando Jesus efetua a segunda situação, falando e demonstrando com a figueira e agindo com Fé, Ele esta dando o exemplo externo, o que é isso exemplo externo? Algumas situações dentro de nós, precisamos invariavelmente expulsar do nosso templo (corpo) para que possamos ter constância espiritual. Outras situações estão fora de nós é preciso tomar uma atitude  ousada de Fé, para nossa constância espiritual continuar. Pergunta… a figueira secou porque Jesus amaldiçoou? Não, mas porque já era estéril. Somente encontrou seu Senhor, quando você encontrar o seu Senhor você obedecerá a ele e suas ordens. Seja ele quem for, qual é o teu senhor? Vidas são inconstantes porque na maioria das vezes, o seu Senhor, não é Cristo, ou estas pessoas, voltam suas vidas a Cristo, mas por outros momentos volta suas vidas a outros senhores pecado(luxuria, soberba, avareza, mentira, orgulho, mámom), sabemos que “…a fé vem pelo ouvir, ouvir a palavra de Deus…”, você internaliza para externar. É preciso agir com Fé.

Conclusão 

O problema é que a maioria das pessoas querem fazer o contrário. Eles desejam ter Fé, pedem para Jesus efetuar uma limpeza para depois agirem, ou ter uma atitude digna. Não, não foi isso que Jesus deixou, precisamos ter uma atitude, depois deixar que Jesus limpe o templo, mas não reclame do processo da limpeza, Jesus está no controle, tudo isso faz parte (derrubar umas mesas, expulsar alguns por estar vendendo no local que não deve) e enfim começaremos agindo por Fé e com Fé, milagres ocorrerão, bênçãos acontecerão através da sua vida, mas você precisa estar limpo internamente para que sua autoridade externa seja realizada ao abrir da sua boca.

“O Pastor”

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Artigos. Bookmark o link permanente.

7 respostas para Porque não consigo ser constante ou ter constância espiritual?

  1. allan rodrigues lima disse:

    muito bom o texto que DEUS te abençoe!

    • Deus abençoe sua vida Allan

      • allan rodrigues lima disse:

        sou separado a diácono pela igreja pentecostal restauração de israel da qual sou secretario e sendo preparado para o pastoreio, tenho alguns artigos seria uma honra caso fosse possivel publicar um deles no seu blog! caso não seja possivel que Deus te abençoe.

      • Allan, obrigado por ler e fazer parte daqueles que acompanham o blog “Filhos de João Batista”, mas este blog é dedicado somente aos artigos de uma pessoa, (a pessoa do Pr Ivan Garcia), o blog agradece a voluntariedade.

  2. Eder disse:

    Me edificou muito! Obrigado! Eder

  3. Desávio Jackson disse:

    Ser constante na vida espiritual é o que tem sido mais difícil em toda a minha caminhada com Cristo.. Eu preciso e tenho tempo pra ler e aprender cada vez mais da parte do Senhor, porém a preguiça sempre me toma de uma maneira terrível. Eu preciso vencer isso e não tenho achado graça e força.

  4. esse comentario apareceu na hora que eu precisava realmente de algumas motivaçoes pra ter uma atidude diferente na minha vida… obgdo pelas palavras.

Muito Obrigado pela visita "God Bless you".

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s