O Deus desconhecido dando razões para minha Fé

O Deus desconhecido dando razões para minha Fé.

Porque vivemos? Porque nos movemos? Porque existimos?

Não quero e não conseguiria exaurir o tema proposto, é impossível dar fim, a perguntas como, porque vivemos? Porque nos movemos? Porque existimos? Estas perguntas permeiam o mundo desde que o homem relaciona-se com o ETERNO, quem nunca perguntou, porque estou na terra? Porque estou vivo? Há propósitos nisso tudo? Porque eu existo? Quero dizer que Filósofos, sociólogos, tentaram e continuam dissecando estas perguntas, suas respostas vão das mais simples, até as mais complicadas. Desejam achar resposta para tudo. A vida apresenta suas dificuldades e eles apresentam suas respostas, na maioria das vezes, não são convincentes, mas eles apresentam, e quando querem alguma resposta mais óbvia procuram os teólogos, porque para isso sempre serviram, os teólogos. Estes terão respostas para “quase” tudo nessa vida, tá difícil chama o teólogo que ele resolve, os outros conhecimentos são facetados, somente sobre um tipo de assunto, mas o teólogo aprendi  de tudo, desde o mundo espiritual até o secular.

O Apóstolo Paulo estava em  sua segunda viagem missionária, Paulo  havia saído de Jerusalém juntamente com Silas passou pela Síria e Cílicia confirmando as Igrejas plantadas, depois chegou em Derbe e Listra, segue para Icônio e Antioquia, depois Frigia e Mísia neste lugar  a bíblia diz no capítulo 16 que eles tentavam seguir viagem para  Bitínia mas o Espírito de Jesus não lho permitiu, toda intenção missionária é válida, porém deve ficar o registro que é Deus quem orienta,  passando por Mísia desceram a Troâde e lá em Troâde o Apóstolo Paulo teve de noite uma visão em que se apresentava um varão da Macedônia que rogava dizendo: passa a Macedônia e ajuda-nos. Mas não chegaram assim, primeiro eles passaram para a Samotrácia, Neápolis e dali em Filipos (primeira cidade da Macedônia) foi neste local que Paulo encontrou uma jovem que tinha o espírito  de adivinhação e mandou que saísse dela pelo nome de Jesus, depois Paulo partiu para Apolônia chegando em Tessalônica e Beréia encontrou ali crentes que observavam as palavras na sinagoga, Timóteo e Silas permanecem  naquelas cidades enquanto  o Apóstolo segue para Atenas, é neste momento que Paulo após ter passado já essas situações depara-se com filósofos epicureus e  estóicos; eram dois grupos de filósofos da antiga Grécia. Os epicureus acreditavam que o mundo começou a existir por acaso e que se os deuses existissem eles não se preocupavam nem se envolviam com os homens. Para eles, o maior ideal da vida era buscar o prazer e evitar o sofrimento e a dor. Os estóicos acreditavam em um poder divino que havia criado e ordenado o universo e depois estabelecido leis fixas para governar a vida. Eles ensinavam que as necessidades individuais do homem não eram importantes e que seu dever era aceitar seu destino na vida. Os estóicos também acreditavam que apenas as coisas que podiam ser percebidas pelos sentidos físicos eram reais.

O Apóstolo Paulo  chegara em Atenas neste contexto, não era o homem que tinha todas as respostas, mas Deus era com ele, o mundo grego antigo era o que praticamente vemos hoje, pouca coisa mudou, a roupagem é nova, mas a idéia é antiga, vários deuses, sistemas filosóficos infiltrados e dominantes dentro da cultura da época e porque não dizer dentro das Igrejas, como fazer a diferença neste mundo?? Dando razões para sua Fé. O cenário estava armado e o homem de Deus segue seu caminho, Atenas grande cidade, um local de pura idolatria e discussões.

1 Razão da minha Fé: Eu tenho Fé porque…Não concordo com a Idolatria, a Idolatria precisa enxergar através de artefatos, a Fé precisa de enxergar através de Deus, a idolatria pensa por si só e constrói, a Fé necessita da ajuda de Deus e do milagre, a Fé não precisa enxergar deuses feito por mãos humanas, isso é paganismo, mandamento da lei do Senhor, Não farás para ti imagem e escultura. Minha Fé não permite idolatria a deuses ou a homens, só permite adoração a Deus. v.16 (Será que nosso coração comove-se diante de tanta idolatria? Quantos deuses, quantos  semi-deus? Quanto antropocentrismo.)

2 Razão da minha Fé: Eu tenho Fé porque…Ele não é desconhecido, pelo menos para mim, Ele é Deus, mas não é desconhecido, Deus não pode ser desconhecido, lógico que sendo Deus, Ele pode esta abscôndido é impossível conhecê-lo na sua totalidade, não conheço na Plenitude, mas conheço o suficiente, para Acreditar e Pregar (anunciar). V.23 (razão básica da Fé Ele é Deus,creio nisso e ponto).

3 Razão da minha Fé: Eu tenho Fé porque.. Ele fez tudo, Ele é Senhor, Ele não habita simplesmente em quatro paredes, Ele não necessita de alguma coisa (o homem não serve Deus), Deus concede a vida, respiração, todas as coisas. V. 24-25. O homem não sustenta Deus, pelo contrário é Deus quem sustenta o homem, fuja da idéia atual que o homem é o centro, Ele é, eu não sou, Ele tem, eu não tenho, Ele pode, eu dependo, Ele é SENHOR, eu sou servo. O homem deve colocar se no seu lugar.

4 Razão da minha Fé: Eu tenho Fé porque É Deus quem determina os tempos, é Deus quem ordena os limites. V. 26. (se somos submissos a Deus tudo ocorre no tempo dEle). Quero neste momento derrubar essa hipocrisia da teologia da prosperidade que através de uns pregadores mais exaltados mandam a igreja determinar, a cura, a salvação de um ente querido, determinam tudo. O texto de Atos 17.26 é muito claro a respeito destas situações, foi Deus quem estabeleceu, Ele determinou, não é o homem quem estabeleceu os  limites, foi Deus quem estabeleceu os tempos, precisamos ser submissos a Ele, pois o tempo da nossa vitória chegará.

5 Razão da minha Fé: Eu tenho Fé porque, Paulo pregava ressurreição, espinha dorssal da minha Fé. A minha Fé tem apoio, levanta, sustenta-se, porque Jesus ressuscitou, se isso não tivesse ocorrido, não teria esperança. Tanto os epicureus quanto os estóicos tinham problema para acreditar em Deus, ainda mais num Deus que se preocupava com eles, e acreditar num Deus que morreu e ressuscitou era muito para eles.

Quando o evangelho é pregado, sempre depararemos com 3 classes de pessoas

  1. uns escarnecem v.32
  2. uns não querem ouvir a respeito da ressurreição v. 32c
  3. uns ouvem e crêem v.34 (sempre haverá aqueles q ouviram)

Porque Vivemos? Para conhecê-lo. Porque nos movemos? Porque ele fez tudo, isso ta ligado ao meu respirar, a minha vida cotidiana. Porque existimos? Porque Deus ordenou e estabeleceu seus limites.

Conclusão

Paulo estava em Atenas (grande cidade do mundo antigo), lugar difícil complicado mas mesmo num local daquele, idólatra pagão, conseguiu fazer a diferença, pregou o evangelho fez sua parte e deu razões para sua Fé. Será que nós estamos fazendo a diferença no local que fomos plantados? Será que conseguimos dar razões para nossa Fé? Oremos para que o Deus Desconhecido tenha misericórdia de nós a cada dia e possamos fazer a diferença.

“O Pastor”.

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Artigos. Bookmark o link permanente.

3 respostas para O Deus desconhecido dando razões para minha Fé

  1. Ana Taila disse:

    Muito bom, que Deus continue te iluminado para a criação destes.. !!
    a Paz !

  2. eldacardoso disse:

    muito boa esta mensagem,confesso que quando vi o tema me perguntei por que Deus desconhecido?mas ao ler consegui entender e compreender,infelismente tem muitos que ainda não o conhecem,não falo de quem ainda não o aceitou e sim de muitos que estão pregando e achando que sabe tudo sobre Deus.mas fico com esta parte que vc falou: Eu tenho Fé porque…Ele não é desconhecido, pelo menos para mim, Ele é Deus, mas não é desconhecido, Deus não pode ser desconhecido, lógico que sendo Deus, Ele pode esta abscôndido é impossível conhecê-lo na sua totalidade, não conheço na Plenitude, mas conheço o suficiente, para Acreditar e Pregar.Deus o abençoe!

Muito Obrigado pela visita "God Bless you".

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s