Lições do Apóstolo do Amor “João”.

Lições do Apóstolo do Amor "João"

Lições do Apóstolo do Amor "João"

A epístola de João em especial o texto de  1Jo 2.18 é um clássico texto para nossos dias, quando olhamos esta passagem  salta em  nosso coração o desejo de  cumprir mais e mais o  IDE do Mestre amado. O Apóstolo João já estava em avançada idade, segundo alguns historiadores  poderia variar entre 85 a 95 anos, ancião de dias, era o referencial daquela geração,  podemos dizer que estava prestes a  passar o bastão para a próxima geração pois sua idade havia chegado. A ilha de Patmos ainda aguardava este ancião, mas como era supervisor das Igrejas da Ásia, antes de passar o comando a outro, ele “João”, o discípulo amado começa sua Epístola aconselhando.

Filhinhos: termo este que expressa afeição por membros jovens e inexperientes, João estava indo e uma nova geração surgindo e seu desejo  é primeiramente aconselhar,  assim como Jesus aconselhou  mostrou os pontos positivos e depois mostrou os negativos e denunciou as  sete Igrejas da Ásia, João traça este perfil.

Depois de acariciá-los como Filhos amados, João detecta duas heresias instauradas no seio da Igreja:

  1. Docetismo:  Eles criam que Cristo não era humano seu corpo era um fantasma, assim seus sofrimentos foram irreais, estes  por sua vez negavam a humanidade de Cristo.
  2. Gnosticismo:  Eles criam que  Jesus somente foi  homem e que o poder  seria  uma descida temporária de um “aeon” ou emanação este veio no seu batismo. Tendo abandonado na sua crucificação. Eles também negavam  o valor da expiação, criam que  Jesus veio da água mas negavam o valor do sangue.

Estas duas heresias, tem encontrado força em muitas igrejas, Cristo é suficiente apenas como homem? Outros pensam que  Ele somente era Deus negando suas  duas naturezas. Será que Deus é suficiente para cobrir apenas suas necessidades? Ou apenas  Deus para recompor seus anseios e desejos?

…já é a última hora:  O Apóstolo faz uma leitura da situação e escreve esta frase, interessante que esta  frase ocorre somente aqui nesta epístola, em outros locais  percebemos frases como: últimos dias, último dia. Há uma diferença que é necessária falar dela, João era Judeu, mais também era Cristão. Como Judeu o significado seria outro, já é a última hora, fala sobre o momento do advento do Messias, momentos antes que o Messias virá  para Israel.  No contexto  cristão, fala de um momento crítico que estaria ocorrendo na terra, antes da volta de Cristo (parousia). São semelhantes porém diferentes, o dia em si é pintado da seguinte maneira, seria um dia de:

a)Apostasia

b)Degradação Moral

c)Levantes sociais e políticos

d)Fome

e)Peste

f)Guerras

Por isso na concepção de João a  última hora é crítica. Porém devido ao sofrimento João dá a idéia que esta (hora) seja maior que as outras foram, (porção dobrada), não seria dias de 24 horas apenas, horas de 60 minutos, gerações de 40 anos ou 70 anos, seria o (Último momento) na terra que duraria até a volta.

O Apóstolo João, acreditava que através das adversidades vinha o refinamento, o peneirar de Deus mostraria quem é quem, pois  havia uma tradição na Igreja Primitiva, palavras de Jesus em Mt 24.23-36 “…se alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! Ou: Ei-lo! Ali! Não acrediteis!” até onde  sabemos cada geração é potencialmente a última e a esperança purifica a espera.

anti-Cristo: esta palavra tem vários significados, quero abordar dos três significados dois deles, o primeiro significado seria, o homem iníquo, o filho da perdição, este todos sabem que virá, mas existem dois outros que normalmente esquecemos deles:

a)    Em lugar de Cristo: esta idéia é inclusa no texto, o anti-Cristo quer o lugar de Cristo, quer substituir Cristo, quer ser o Filho de Deus, quer a Adoração , Glória, Honra, Exaltação que tributamos a Cristo. O que tem tomado o lugar de Cristo na sua vida? As vezes procuramos enxergar o anti-Cristo bem longe de nossas Igrejas, mas ele está entre nós, e por vezes dentro de nós. Será que você tem feito sem saber um altar ao anti-Cristo?

b)    Contra Cristo: a segunda idéia é que o anti-Cristo fará oposição  a Cristo, tudo que é de Cristo ele será do contra, sendo opositor, suas reações serão malignas e fará sempre do mal o seu principio normativo. Muitos dos que se proclamam hoje, apenas são arautos ou seja proclamadores do anti-Cristo.

Lembra dos  (Aeons) ou (Emanações)? Na concepção deles Gnósticos e Gnósticos Docéticos, Jesus era ou seria  apenas mais uma emanação a ser estudada, pergunta que não quer calar… quem é Jesus para você?

Eles negavam que  Ele fosse o verbo, eles negavam que Ele fosse a luz, eles negavam sua encarnação, não atribuíam a Ele poder, viam Jesus como homem, alquebrado e derrotado na cruz, pois as emanações tinham deixado Ele, antes da sua morte, mas na verdade tanto os gnósticos docéticos quanto os gnósticos não estavam nem aí para o Cristo, Ele era mais um aéon ou emanação ou quem sabem nem isso representava, maior ou menor não importava, dentre muitos deuses poderia ser mais um… quem é Deus para você? Pelo menos Ele existe? Veio para suprir os seus caprichos e luxos?

Você tem sido confrontado com esta palavra, o que você quer para sua vida? Quem é Deus para você? O que Ele fez por você? Você o reconhece e conhece? O que você faz pela causa (Reino) ou tem feito? Assuma um compromisso ore assim: Deus eu não sou quem eu deveria ser, nem sou quem eu  gostaria de ser, mas faça de mim aquilo que tu queres.

O Pastor.

Anúncios
Esse post foi publicado em Artigos. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Lições do Apóstolo do Amor “João”.

  1. Karina Silva disse:

    Meu apostolo favorito – querido João, como tenho aprendido com ele! Que confronta necessária, quem é Deus para você? alguem que veio suprir nossos caprichos? Eu escolho fazer essa oração e depender totalmente da vontade DEle.

    “Deus eu não sou quem eu deveria ser, nem sou quem eu gostaria de ser, mas faça de mim aquilo que tu queres.”

    God bless you!

Muito Obrigado pela visita "God Bless you".

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s