Continuação “Jovens tomando posse daquilo que é seu”. Josué 14 e 15.13-19

Jovens tomando posse do que é seu

Jovens tomando posse do que é seu

O povo estava rodando durante 40 anos  no deserto, desde a saída do Egito até Cades, sofreram devido a desobediência, incredulidade e outras coisas mais, Calebe foi o homem escolhido quando tinha 40 anos e Josué também havia sondado as terras que seriam de Israel,  agora  nesta nova etapa, veremos o sacramentar dos fatos, Deus falou e iria cumprir sua promessa.

A missão de Calebe definiria seu futuro, muitas vezes as missões que Deus nos atribui definirá nosso futuro, o problema é que nosso relatório é negativo e não passamos no teste que o SENHOR apresenta a nós. Calebe e seus irmãos  de outras tribos haviam espiado a terra porém, nosso relatório influencia o povo, tem o poder de animar ou desanimar o coração de qualquer um, você poderá contar a mesma situação usando palavras diferentes, você poderá derreter o coração com verdades duras e inconvenientes ou você poderá contar verdades duras e convincentes, depende do ângulo que olha e do Deus que serve.

Calebe foi este homem, que trouxe o relatório positivo, não mentiu, nem omitiu os problemas, afinal gigante não tem como esconder, porém ele sabia que o SENHOR era com eles e se eles agradassem ao SENHOR, tudo seria diferente e o próprio Deus entregaria seus inimigos. Calebe aprendeu a sobreviver no deserto, afinal o que mantém você vivo no deserto não é a agua e nem o pão e sim a obediência. Calebe sabia das promessas que recaía sobre o povo e entendia que era através da obediência a Deus que viria a vitória.

A sobrevivência no deserto conta com a ação direta de Deus.

a)    É Deus quem concede livramento ao povo.

b)    É Deus quem guia no deserto.

c)    É Deus quem sustenta com pão, água e carne.

d)    É Deus quem concede a sobrevivência.

O tempo havia passado Deus havia cumprido cabalmente o que prometera, o povo havia perambulado 40 anos no deserto, toda a geração de 20 anos acima havia morrido, havia permanecido Josué e Calebe, as terras já estavam sendo repartidas, chegou o momento de tomar posse da herança, 40 anos Calebe tinha quando foi chamado para a missão, 40 anos havia passado no deserto e mais cinco anos se passaram, era um homem de 85 anos, Calebe não esta triste muito menos desanimado, pelo contrário, ele conversa com Josué sobre o direito que ele tinha de possuir sua herdade.

Herança é: Algo transferível, de Pai para Filho, depois herança é de Graça, ninguém paga por herança. Calebe estava pronto para receber do SENHOR sua herança, porque a Terra é do SENHOR, de Graça porque o nosso Pai não cobra a herdade, somente faz a transferência.

Características da conquista para tomar posse da  herança.

Desejo apontar algumas características para conquistar a herança, mesmo Deus transferindo e sendo de graça muitos não estão fazendo por merecer, apesar que sei que tudo não é por merecimento e sim por graça, mas deixando de lado o sentido único de cada palavra e tendo a compreensão geral do texto, sabemos que a maioria das pessoas falharão em algum aspecto, é bom uma orientação.

1)É necessário Perseverar (ter perseverança) em servir a Cristo: em todo momento Calebe perseverou em servir a Cristo, alguns momentos da nossa vida, vacilamos e cada tropeço muitas vezes nos distanciamos de Deus, a perseverança é a arma daquele que espera e a certeza daquele que crê.

2)Somente conquistará ou tomará posse da herança aquele que estiver com Vida. Parece óbvio, mas é necessário dizer, mortos não tomam posse de terras ou conquistam heranças, e Calebe sabia muito bem disso, ele estava vivo e fez questão de afirmar isso, as vezes nós estamos vivos, mas parecemos que estamos mortos, e as vezes estamos mortos espiritualmente falando, que Deus tenha misericórdia de nós para quando for preciso tomar posse da herdade, estarmos bem vivos.

3)Precisamos conservar o vigor para a Guerra (Força): Calebe um homem de 85 anos disse a Josué que possuía o mesmo vigor de quando havia vindo espiar as terras. Necessitamos de conservar nosso vigor, nossa força, porque no dia da herança precisamos estar firmes para lutar e vencer nossos gigantes.

4)Ter coragem apesar dos gigantes Deus prometeu a terra: Apesar de Calebe entender e ver que a terra tinha gigantes (plural), sempre haverá isso em nossa vida, gigantes no plural, Calebe sabia que Deus daria a força, o vigor e o escape. Os filhos de Enaque estavam lá, o Sesai, o Talmai e o Aimã, porém não haveria problema algum, porque Deus era com ele e Ele também é conosco, mas coragem é preciso, porque não são os fortes que vencem e sim os tementes a Deus.

5)Segredo da conquista estará sempre ligado ao nome da promessa: O que Deus prometeu a você? Geralmente estará associado, não é numerologia, nem necromancismo, são verdades bíblicas e espirituais, todas fundamentais para nossa compreensão. Calebe herdou Hebrom, e justamente este era os lugares dos gigantes, então vem a pergunta, porque Calebe não temeu? Primeiro, hebrom significa comunhão,aliança e Calebe possuía aliança e comunhão com Deus, quem não possuía eram os gigantes, quando eu tenho comunhão, e aliança com Deus, nenhum gigante poderá resistir na minha herdade, terra ou promessa. Os anaquins não tinha aliança, pacto com Deus e Deus expeliu todos.

6)Ninguém conquista sem entregar algo: Quando Calebe conquistou parte de suas herdades, havia um lugar que ele não conquistou, mas Deus concedeu uma estratégia a ele, Calebe disse ao que conquistar aquele território, darei minha filha para ser sua esposa. Um jovem guerrreiro, valente aceitou o desafio e conquistou, porém Calebe no meio dessas conquistas precisou entregar sua filha, não quero associar de maneira errada mas entenda por favor, Deus Pai, para voltar a aliança quebrada, para restaurar e instituir um novo pacto, precisou enviar seu filho, para que Deus pudesse conquistar e restaurar nós (pecadores) e quando digo sobre conquistar neste momento, não falo da conquista propriamente  herança, nos tornamos, porém recuperados por meio da Graça e do Calvário, Deus nos conquistou, é por isso que somos seu, feituras sua, somos Dele e para Ele e sempre seremos para todo o sempre Amém.

“O Pastor”.

Anúncios
Esse post foi publicado em Artigos. Bookmark o link permanente.

Muito Obrigado pela visita "God Bless you".

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s