Erros de Sansão Juízes 14 e 16.20,21

Erros de SansãoA reflexão está baseada na vida de Sansão, mais por favor não associem somente os erros, apesar do tema estar falando “Erros de Sansão”, meu intuito não é deixar registrado somente os erros ou apontar os erros, sem assumir nossa culpa, sem assumir nossos erros. Quem não erra? Quem poderá bater no peito e dizer sou bom suficiente? Realmente não há ninguém perfeito o bastante para dizer tal coisa. O meu desejo é aprender com estes erros para que não venhamos cometê-lo, ficou registrado na Bíblia para lermos e retirar as lições práticas (dia a dia) e espirituais para nós.

Quando olhamos para a vida de Sansão logo de inicio vemos uma certa precipitação, é lógico, que a precipitação na maioria das vezes acarretará num erro, não é regra mas é tendência e ocorre sempre em quem não busca a direção de Deus. Sansão tinha um desejo e não há problema em desejar, Sansão afeiçoou de uma pessoa, não há problemas em querer alguém, não há problemas em gostar de alguém, desde que esse alguém seja a pessoa certa. Sei também que pessoas certas não carregam estrelas na testa, o problema disso tudo foi justamente a escolha errada.

Então se pessoas certas não carregam estrelas na testa, a decisão nunca será fácil de tomar pois sempre será intransferível e pessoal como reconhecer que um relacionamento seria o correto? Aprendendo com os erros de sansão que deixou o caminho bem demarcado. É através dele que nós erraremos  menos, não pense você que depois de ler este artigo, você jamais errará, comentava esses dias que a vida não concede manual de instrução,vi isto numa publicação e gostei, você quando nasceu não veio com manual de como evitar problemas, não entrar neles ou como sair quando entrar, simplesmente as situações acontecem e precisamos  aprender com a vida e em especial com Deus e com sua palavra.

Vamos comentar alguns  erros de Sansão, que não podemos  cometer, pois conduzirá a nossa ruína:

1)    Erro de Sansão: Foi desobediente; ele não deveria ser, mas foi, parece algo tão simples, a desobediência não percebemos, mas nos afasta lentamente de Deus. Quando Sansão conversa com seus pais, ele diz que tinha visto uma mulher da filha dos filisteus, seu pai pergunta porque esta mulher teria que ser da filha dos filisteus e fica dica; na pergunta do pai de Sansão, não há porventura mulher entre teus irmãos ou seja na tribo de Israel? Mas nós percebemos que Sansão,  não perguntou o que seu pai achava, ele somente foi avisar seu pai que havia encontrado e queria aquela moça. A Bíblia é clara em Ef 6 …honra teu pai e tua mãe, (honrar em tudo), não diz se o meu pai ou minha mãe, estiver num seguimento religioso ou não, diz para honrar.

2)    Erro de Sansão: Engano dos olhos; a juventude é especialista nisso, erro dos olhos, engano dos olhos. Quem nunca se enganou? O que o olho viu, encantou a alma e enganou o coração. E infelizmente parece que as filhas dos filisteus chamam mais a atenção, afinal as Israelitas são diferentes, Sansão foi fisgado por um laço extremamente perigoso, “olhar”, é preciso tomar cuidado com o que busca no olhar, quando buscamos no olhar encontramos para a vida e as vezes e na maioria das vezes não é o que Deus tem reservado para o coração. É difícil de entender mas é necessário.

3)    Erro de Sansão: Sair do caminho; é impressionante, mas um abismo chama outro abismo, não bastasse a desobediência, o engano dos olhos, agora Sansão desce até a cidade de sua pretendente, no caminho veio um filho de leão, e segundo a palavra ele rasgou o animal no meio, como fendesse um cabrito. Sansão levou aquele animal morto para um canto e deixou lá, há um perigo muito grande quando saímos do caminho. Deus poderá dar livramento, porém brincamos com o pecado. Saímos do caminho, parece que as escapadinhas são inevitáveis e mesmo Deus com tamanha misericórdia, preferimos sair do caminho, gostamos do perigo, brincamos com os leões do caminho. Cuidado, o caminho de Deus não permite escapulidas, poderá ocorrer que não consigamos voltar.

4)    Erro de Sansão: Tocar no Leão morto; quando Sansão sai do caminho ele já havia matado o leão, então descendo a cidade de Timna com seus pais, ele desvia do caminho para olhar o leão (morto), porém Sansão era nazireu de Deus, e não poderia segundo o nazireado tocar em algo imundo (morto), não poderia passar navalha sobre seu cabelo e nem beber do fruto da vide, mas Sansão desobedeceu novamente e tocou no leão morto, neste leão havia um enxame de abelhas com mel, apesar dele (Sansão) não poder tocar, ele desobedece e pega aquele mel, interessante é que não percebemos mais na maioria das vezes o que é doce não sentimos que é mal, é doce bom ao paladar mas nos causará muito mal, porém o sabor é mais forte, não conseguimos impor limite, nem dizer (não quero, não posso).

5)    Erro de Sansão: Contar o segredo; é lógico que a sequência de erros de Sansão culminaria em alguma conseqüência ruim, trágica, pois o pecado não tem piedade, Sansão a todo momento brinca com o pecado, flerta, caminha ao seu lado, o pecado muitas vezes não é palpável, mas no seu último estágio ele torna-se. Aos poucos Sansão entrega-se ao pecado e de repente fala de algo que não poderia, Sansão perdeu seu primeiro relacionamento e começa um novo relacionamento que não agrada a Deus, Dalila é contratada para descobrir seu segredo, e consegue, Sansão brincou várias vezes não contando qual era seu segredo, mas chegou um momento que não dava mais, e ele conta que ele era Nazireu de Deus, e na sua cabeça não poderia passar navalha, Dalila prontamente espera Sansão dormir e entrega ele para os Filisteus, quando Sansão de súbito é acordado ele pensa, que ainda tem “a força”, o poder, mas esquece que o Espirito Santo havia sido retirado dele, e no último estágio o pecado não é tolerante nem bom. Seus adversários cortam seu cabelo ou seja separam ele de Deus e furam seus olhos, pois o desejo do inimigo é este, (cegar), e agora Sansão esta prisioneiro no templo de dagom, sendo divertimento dos filisteus, este é o intuito do pecado (prender, nos distanciar de Deus), como sabemos o final da história, Sansão abraça as pilastras do templo e clama a Deus, seu cabelo cresce e novamente Deus através da vida de Sansão vem com grande juízo sobre os filisteus, porém a vida de Sansão foi ceifada, porque? Pelo fato de ter brincado com o pecado, não faça isso, Deus é amor mas também é justiça, cuidado, as vezes pensamos que as misericórdias nunca terão fim, e abusamos da graça e da misericórdia, não queira experimentar a conseqüência daquilo que você mesmo provocou, então policie-se e etive o mal.

“O Pastor”.

Anúncios
Esse post foi publicado em Artigos. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Erros de Sansão Juízes 14 e 16.20,21

  1. Sheila Schunck disse:

    Valioso demais!tks

  2. Aline Schmidt disse:

    É incrível essa realidade da sequencia de erros. Na maioria das vezes, um ”pecadinho”, puxa outro e outro…. quando percebemos estamos esgotados, feridos pelo pecado ”palpável”. Tudo isso precedido pelo pecado da desobediencia.. É a questão das ”portas abertas”. A nossa fidelidade com Deus não deve ser adjacente a nossa vida e conduta Cristã, mas estar intriscicamente ligada ao seu todo. Que a pilastra de Deus esteje sempre ao nosso alcance! God bless u too

    • Pr. Valdeci Louzada disse:

      Será que não existe algum Sansão dentro de nós? Deus tem um projeto na vida de cada um, como na vida de Sansão. Examinemo-nos pois, para esse projeto se cumpra. Não devemos nos descuidar no cumprir do nosso chamado.

Muito Obrigado pela visita "God Bless you".

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s