Quem nunca ouviu ou leu a respeito desta frase, “Como influenciar uma Geração?”, temas de congressos, seminários, eventos de maneira geral, conclamando Jovens para influenciar, nossas escolas, cidades, estados e nosso País. Mas sabemos que a situação é um pouco diferente, influenciar não é tão simples assim, existe um processo por trás disso tudo, que na maioria das vezes ignoramos e por ignorar não conseguimos influenciar. Não seja ignorante, pois a ignorância não exerce influência, e quem influência jamais será um ignorante. Influenciar é uma arte que consiste em obediência, direção, sabedoria e centro da vontade de Deus. Como sempre digo, não é uma fórmula mágica, isso adicionado aquilo equivalerá a tal resultado, influenciar, é uma arte, um dom, um chamado, é privilégio de poucos, muitos existem poucos influenciam. Muitos personagens bíblicos nos inspiram, mas é José o meu tutor, Deus através deste homem fez coisas incríveis.
Como é possível influenciar passando pelo processo de José? Muitos desistem porque não agüentam o processo, outros desanimam nas etapas que veremos, se você é um chamado (escolhido) para influenciar, por favor não desanimes, por mais que a situação seja das piores, quero confrontá-lo que mesmo no vale que você vive, Deus não abriu mão de você. Quando olhamos para Gênesis dos capítulos 37,39,40,41 até 45, vemos a saga de José, sua vida marcada pelo agir de Deus.
Como influenciar uma Geração?
- Seja o destaque, da casa, escola, cidade, região ou País que você reside. A Bíblia diz no cap 37 que o Pai de José (Jacó) amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice, e fez uma túnica de várias cores. Quem fez a túnica foi o Pai, quem deu a túnica foi o Pai, quem colocou esta túnica em José foi o Pai, quem destacou José foi seu Pai. A Geração que influênciará é justamente aquela que receberá o destaque do Pai, quem te levantou foi Deus, quem destacou foi Deus, quem colocou a Túnica foi o próprio Deus, mas os irmãos de José segundo o texto, já não podiam falar com ele pacificamente. Dois motivos, primeiro a túnica, segundo seus sonhos. O que incomoda seus irmãos, e não era para incomodar é seu destaque e seus sonhos, infelizmente não era para ser assim, mas seus irmãos já não sonham mais, não são destaques e muito menos recebem algo de Deus, a bíblia ainda diz, que seus irmãos conspiraram contra José, para o matarem. Não importa, irão tentar contra a sua vida, mas Deus não permitirá que matem você, o projeto de Deus é contigo, foi Deus quem te destacou, foi Deus que projetou e te fez sonhar, seus sonhos são de Deus e não do homem, passe pelo processo.
- Seja vendido, mas não venda seus irmãos. O Pai de José envia até seus irmãos, e seus irmãos enxergam a possibilidade de acabar com José. Quando José aproxima, foi cogitado até a morte, mas o plano de Deus não iria permitir que ele passasse por isso, seus adversários ou irmãos poderão até falar em morte, mas Deus dará o livramento. Um dos irmãos, deu a idéia de não matá-lo mas jogá-lo numa cisterna e isso ocorreu, mas antes, tiraram justamente sua túnica, era o que incomodava era justamente o que destacava, as pessoas querem o seu destaque, mas não entendem que o destaque é seu, a túnica só serve para você, foi feito sob medida, não adianta querer tirar a túnica, mesmo tirando o destaque não poderão tirar os teus sonhos. José foi vendido como escravo para caravana dos Ismaelitas, parentes próximo de José, é melhor ser vendido do que integrar o grupo que vende para repartir, é melhor ser vendido do que fazer parte daqueles que matam uma ovelha para manchar a túnica com sangue, é melhor ser vendido do que pregar uma mentira no meu Pai.
- Rejeite as propostas da Esposa de Potifar. Quando José chegou ao Egito, ele foi vendido para casa de Potifar, levaria a dura vida de escravo, porém a bíblia diz que Deus era com José e logo achou graça aos olhos do seu patrão e tudo que Potifar colocava nos cuidados de José prosperava. Serviu José na casa de Potifar, até sua esposa colocar seus olhos sobre José. Creio piamente que a vida de José foi marcada por testes, creio também que qualquer vacilo poderia desqualificá-lo, mas, José era consciente. Para influenciar é necessário rejeitar, é preciso aprender a dizer não, José tinha resposta a altura, quando indagado pela esposa de potifar, José não hesitou e disse: …tudo que há na casa, entregou em minhas mãos, nenhuma coisa vedou, senão a ti, como, pois, faria eu este tamanho mal e pecaria contra Deus? José tinha consciência que estaria pecando contra o próximo, contra o corpo e principalmente contra Deus. Aprenda a rejeitar as propostas para influenciar.
- Independente do local, (Egito, casa de potifar, prisão), José serviu: Independente do local que você possa estar, venha servir, José serviu em todos os ambientes possíveis, a circunstância era adversa, algumas situações Deus permitiu José passar, mas ele jamais deixou de servir. Queremos influenciar, mas não queremos servir, temos o desejo de influenciar, mas queremos vender nossos irmãos para obter tal influência.Qual o cargo, a função ou o ministério que Deus colocou? Você pode servir a Deus glorificando neste lugar que Deus tem colocado você? Será que você consegue servi-lo na posição atual que ocupa? Lembre-se independente do local, venha servi-lo, sua influência começa no processo da preparação.
- É preciso deixar Deus encarregar-se de tudo. Um dos grandes problemas do ser humano chama-se (ansiosidade). Ela é responsável por muitos erros, equívocos, não deixamos Deus agir, queremos efetuar do nosso jeito, o mais rápido possível. Tenho costume de brincar em meus comentários, dizendo que somos a geração microondas ou drive thru, não temos paciência para nada. Sofremos com isso, aumenta nossas doenças, nosso stress, o corpo sofre e o resto padece. Deixe Deus encarregar-se de tudo, independente da dor, sofrimento, Deus estava no controle da vida de José e está na sua. Somos conhecedores da história, José tomava conta da casa do cárcere, o sonhador preso, mas Deus encarregou de dar sonhos a outros dois personagens que ajudariam José. Deus é especialista em fazer com que tudo siga e prossiga de maneira perfeita, tão somente descanse.
- Não perca oportunidade, através da influência e amizade você entrará na presença do Rei. José ainda passou dois anos no cárcere, “esquecido”, não completamente, porque Deus não esquece de nós, um dia o Rei sonhou e ninguém interpretou, José foi convidado para estar e entrar na presença do Rei. É necessário observamos algumas situações:
a) José estava preparado.
b) José sabia, tinha convicção que Deus daria a interpretação.
c) José não perdeu a oportunidade.
d) José não mostrou apenas o problema, mas apontou a solução.
Um dos problemas é justamente este, nós apenas apontamos os erros e esquecemos de trazer as soluções, influenciar é trazer soluções onde não há. Ser influente é apontar caminhos, mostrar possibilidades é ter atitude, que a cada dia possamos entender que para influenciarmos, temos etapas a cumprir, Deus está conosco independente da situação, precisamos entender do começo ao fim, e sobre o nosso destaque nossa túnica, precisamos ter cuidado porque a mesma túnica que nos destaca e causa inveja nos outros, poderá causar soberba, orgulho em nossos corações e Deus sabe o processo para nos moldar, mas independente do moldar de Deus entenda o processo, apaixone-se cada manhã pela tua chamada, pelos teus sonhos, ame cada minuto o trabalhar e agir de Deus e simplesmente acredite, confie, tenha fé em Deus porque no tempo dEle, suas promessas chegarão, mais a influência começa no lar entre teus irmãos, amanhã atingirá o palácio de Faraó, basta você ter Fé.
“O Pastor”.
Bom d+ Pastor;)
Amei seu texto
Seus comentarios
Me ajudou muito a entender a história de Sanção.