Como influenciar uma Geração?

Como influenciar uma Geração?

Quem nunca ouviu ou leu a respeito desta frase, “Como influenciar uma Geração?”, temas de congressos, seminários, eventos de maneira geral, conclamando Jovens para influenciar, nossas escolas, cidades, estados e nosso País. Mas sabemos que a situação é um pouco diferente, influenciar não é tão simples assim, existe um processo por trás disso tudo, que na maioria das vezes ignoramos e por ignorar não conseguimos influenciar. Não seja ignorante, pois a ignorância não exerce influência, e quem influência jamais será um ignorante. Influenciar é uma arte que consiste em obediência, direção, sabedoria e centro da vontade de Deus. Como sempre digo, não é uma fórmula mágica, isso adicionado aquilo equivalerá a tal resultado, influenciar, é uma arte, um dom, um chamado, é privilégio de poucos, muitos existem poucos influenciam. Muitos personagens bíblicos nos inspiram, mas é José o meu tutor, Deus através deste homem fez coisas incríveis.

Como é possível influenciar passando pelo processo de José? Muitos desistem porque não agüentam o processo, outros desanimam nas etapas que veremos, se você é um chamado (escolhido) para influenciar, por favor não desanimes, por mais que a situação seja das piores, quero confrontá-lo que mesmo no vale que você vive, Deus não abriu mão de você. Quando olhamos para Gênesis dos capítulos 37,39,40,41 até 45, vemos a saga de José, sua vida marcada pelo agir de Deus.

Como influenciar uma  Geração?

  1. Seja o destaque, da casa, escola, cidade, região ou País que você reside. A Bíblia diz no cap 37 que o Pai de José (Jacó) amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice, e fez uma túnica de várias cores. Quem fez a túnica foi o Pai, quem deu a túnica foi o Pai, quem colocou  esta túnica em José foi o Pai,  quem destacou José foi seu Pai. A Geração que influênciará é justamente aquela que receberá o destaque do Pai, quem te levantou foi Deus, quem destacou foi Deus, quem colocou a Túnica foi o próprio Deus, mas os irmãos de José segundo o texto, já não podiam falar com ele pacificamente. Dois motivos, primeiro a túnica, segundo seus sonhos. O que incomoda seus irmãos, e não era para incomodar é seu destaque e seus sonhos, infelizmente não era para ser assim, mas seus irmãos já não sonham mais, não são destaques e muito menos recebem algo de Deus, a bíblia ainda diz, que seus irmãos conspiraram contra José, para o matarem. Não importa, irão tentar contra a sua vida, mas Deus não permitirá que matem você, o projeto de Deus é contigo, foi Deus quem te destacou, foi Deus que projetou e te fez sonhar, seus sonhos são de Deus e não do homem, passe pelo processo.
  2. Seja vendido, mas não venda seus irmãos. O Pai de José envia até seus irmãos, e seus irmãos enxergam a possibilidade de acabar com José. Quando José aproxima, foi cogitado até a morte, mas o plano de Deus não iria permitir que ele passasse por isso, seus adversários ou irmãos poderão até falar em morte, mas Deus dará o livramento. Um dos irmãos, deu a idéia de não matá-lo mas jogá-lo numa cisterna e isso ocorreu, mas antes, tiraram justamente sua túnica, era o que incomodava era  justamente o que destacava, as pessoas querem o seu destaque, mas não entendem que o destaque é seu, a túnica só serve para você, foi feito sob medida, não adianta querer tirar a túnica, mesmo tirando o destaque não poderão tirar os teus sonhos. José foi vendido como escravo para caravana dos Ismaelitas, parentes próximo de José, é melhor ser vendido do que integrar o grupo que vende para repartir, é melhor ser vendido do que fazer parte daqueles que matam uma ovelha para manchar a túnica com sangue, é melhor ser vendido do que pregar uma mentira no meu Pai.
  3. Rejeite as propostas da Esposa de Potifar. Quando José chegou ao Egito, ele foi vendido para casa de Potifar, levaria a dura vida de escravo, porém a bíblia diz que Deus era com José e logo achou graça aos olhos do seu patrão e tudo que Potifar colocava nos cuidados de José prosperava. Serviu José na casa de Potifar, até sua esposa colocar seus olhos sobre José. Creio piamente que a vida de José foi marcada por testes, creio também que qualquer vacilo poderia desqualificá-lo, mas, José era consciente. Para influenciar é necessário rejeitar, é preciso aprender a dizer não, José tinha resposta a altura, quando indagado pela esposa de potifar, José não hesitou e disse: …tudo que  há na casa, entregou em minhas mãos, nenhuma coisa vedou, senão a ti, como, pois, faria eu este tamanho mal e pecaria contra Deus? José tinha consciência que estaria pecando contra o próximo, contra o corpo e principalmente contra Deus. Aprenda a rejeitar as propostas para influenciar.
  4. Independente do local, (Egito, casa de potifar, prisão), José serviu: Independente do local que você possa  estar, venha servir, José serviu em todos os ambientes possíveis, a circunstância era adversa, algumas situações Deus permitiu José passar, mas ele jamais deixou de servir. Queremos  influenciar, mas não queremos servir, temos o desejo de influenciar, mas queremos vender nossos irmãos  para obter tal influência.Qual o cargo, a função ou o ministério que Deus colocou? Você pode servir a Deus glorificando neste lugar que Deus tem colocado você? Será que você consegue servi-lo na posição atual que ocupa? Lembre-se independente do local, venha servi-lo, sua influência começa no processo da preparação.
  5. É preciso deixar Deus encarregar-se de tudo. Um dos grandes problemas do ser humano chama-se (ansiosidade). Ela é responsável por muitos erros, equívocos, não deixamos Deus agir, queremos efetuar do nosso jeito, o mais rápido possível. Tenho costume de brincar em meus comentários, dizendo que somos a geração microondas ou drive thru, não temos paciência para nada. Sofremos com isso, aumenta nossas doenças, nosso stress, o corpo sofre e o resto padece. Deixe Deus encarregar-se de tudo, independente da dor, sofrimento, Deus estava no controle da vida de José e está na sua. Somos conhecedores da história, José tomava conta da casa do cárcere, o sonhador preso, mas Deus encarregou de dar sonhos a outros dois personagens que ajudariam José. Deus é especialista em fazer com que tudo siga e prossiga de maneira perfeita, tão somente descanse.
  6. Não perca oportunidade, através da influência e amizade você entrará na presença do Rei. José ainda passou dois anos no cárcere, “esquecido”, não completamente, porque Deus não esquece de nós, um dia o Rei sonhou e ninguém interpretou, José foi convidado para estar e entrar na presença do Rei. É necessário observamos algumas situações:

a)    José estava preparado.

b)    José sabia, tinha convicção que Deus daria a interpretação.

c)    José não perdeu a oportunidade.

d)    José não mostrou apenas o problema, mas apontou a solução.

Um dos problemas é justamente este, nós apenas apontamos os erros e esquecemos de trazer as soluções, influenciar é trazer soluções onde não há. Ser influente é apontar caminhos, mostrar possibilidades é ter atitude, que a cada dia possamos entender que para influenciarmos, temos etapas a cumprir, Deus está conosco independente da situação, precisamos entender do começo ao fim, e sobre o nosso destaque nossa túnica, precisamos ter cuidado porque a mesma túnica que nos destaca e causa inveja nos outros, poderá causar soberba, orgulho em nossos corações e Deus sabe o processo para nos moldar, mas independente do moldar de Deus entenda o processo, apaixone-se cada manhã pela tua chamada, pelos teus sonhos, ame cada minuto o trabalhar e agir de Deus e simplesmente acredite, confie, tenha fé em Deus porque no tempo dEle, suas promessas chegarão, mais a influência começa no lar entre teus irmãos, amanhã atingirá o palácio de Faraó, basta você ter Fé.

“O Pastor”.

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Artigos. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Como influenciar uma Geração?

  1. Sheila Schunck disse:

    Bom d+ Pastor;)

  2. Rachel disse:

    Amei seu texto
    Seus comentarios
    Me ajudou muito a entender a história de Sanção.

Muito Obrigado pela visita "God Bless you".

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s