Chamado Profético (Miquéias)

"Chamado Profético".O tema é interessante, e polêmico, alguns dizem que o chamado profético ou profetismo do antigo testamento acabou, assim como outros dizem que não; fato, a discussão é candente, fala-se muito sobre o “chamado profético”, é necessário mostrar a diferença entre o dom  e o ministério, vivemos um momento conturbado, não todos mas há uma falta de discernimento no meio eclesiástico, paira uma confusão, alguns equivocam quanto ao chamado, ao dom, ao ministério.  Não podemos confundir, dom de profecia (revelação, visão) com ministério profético. Segundo o Apóstolo Paulo, são cinco os ministérios Ef 4.11 “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores”. O Apóstolo Paulo continua  na carta aos irmãos de Corinto, 1Co 12.4,5 “Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo”.

Creio que faz-se necessário a restauração dos ministérios, alguns deles foram perdidos, hoje vemos dois ou três ministérios ativos (evangelistas, pastores e mestres), os demais (Apóstolos e profetas), são passivos em nosso meio. Alguns estão levantando-se como Apóstolos e Profetas, porém, não fazem de maneira responsável e nem são tais, é necessário ser reconhecido por Deus e pelos homens, vou contra a hinologia que diz que “eu não preciso ser reconhecido por ninguém”, em quase tudo na vida, precisamos de reconhecimento, escrevi reconhecimento e não bajulação.

Entendo que profeta é aquele chamado por Deus para enxergar além do tempo, Miquéias era este homem; ele enxergava além do seu tempo, chamado de uma cidadezinha do interior, não tinha a missão honrosa de profetizar no palácio, mas não estava preocupado com isso, seu nome (Miquéias ou Michayahu), significa: Quem é como Yahweh?Fazia alusão justamente da situação que ele vivia, “Quem é como Yahweh? Outros deuses? Evidente que não, simplesmente Yahweh é Deus. Miquéias é o sexto livro na ordem cronológica dos onze profetas menores, ele profetiza para Israel (Samaria) e Judá (Jerusalém), reino do norte e reino do sul, não passariam  despercebido, sua palavra profética, acertaria em cheio o âmago da nação corrompida. Como desenrola o Chamado Profético? Precisamos entender algumas situações:

  1. O Chamado Profético vem de Deus, mas a nossa percepção e visão de mundo ajudará na exposição e repasse da palavra profética enviada por Deus: Cidade natal de Miquéias ficava cerca de 40 km a sudoeste de Jerusalém, na fronteira de Judá com a Filístia, perto de Gate. Tal como Amós, Miquéias era do interior. Sua Família e sua ocupação desconhecidas, mas Moresete estava dentro de uma área agrícola. Mas este profeta estava bem informado sobre a situação do povo, não estava tão bem informado como Isaias e Daniel, mas mostrou profunda preocupação com os sofrimentos do povo. Mq 3.8. Miquéias tinha visão do mundo e sabia perfeitamente do que estava acontecendo com os dois reinados. O norte estava corrompido o sul aparentemente estava em bonança, porém Deus levaria, Israel para o cativeiro Assírio e Judá para o cativeiro Babilônico, anos mais tarde. (Profetizar é contemplar situações de crise mesmo na bonança). Não desejo apenas ver crise, mas é ver na crise bonança. Detalhe, Profetizar o que Deus manda isso é compromisso, independente da situação, quem tem medo de falar Deus jamais confiará grandes projetos em suas mãos.
  2. O Chamado Profético é antes de qualquer coisa, algo que expõe  e denúncia: Miquéias denúncia o pecado ( idolatria, imoralidade) através de sua palavra profética, há em Jerusalém uma reforma religiosa nos tempos de Ezequias, poucos iriam profetizar ruína, mesmo porque a situação estava aparentemente boa. O Império Assírio  atingiu o seu ponto máximo, sendo uma constante ameaça para Judá. A Babilônia ainda estava sob o domínio assírio, e a predição de Miquéias quanto a um futuro cativeiro babilônico para Judá (Mq 4.10)parecia pouco provável, mas o profeta enxerga essa realidade. Profetas do Senhor Jesus, é necessário anunciar as boas novas mas é necessário apontar os erros, dizer a verdade, esbravejar contra o pecado, manifestar sua posição, clamar por concerto, repreender para haver restauração.
  3. O Chamado Profético é para um determinado local: Deus quando nos chama, Ele prepara um local para profetizarmos, uma cidade, um estado, um país, uma região.Exemplos: Jerusalém e Samaria (Cidades, capitais). Israel é o País do Norte, e Judá é o País do Sul. Exemplo de Região: Judéia (Belém da Judéia, Hebrom e outras). Norte o exemplo Região de Decápolis (dez cidades juntas, Gadara, Gerasa etc, Galiléia é região: Cafarnaum, Caná, Nazaré. Significado de:

Samaria: (Torre de Vigia) Protegida por Deus (Prostituição e Idolatria, Impureza na Torre de Vigia, no Lugar da Proteção). V.6 e 7 (Norte)

Jerusalém: Cidade de Paz ou Habitação de Paz (v.9 esta com ferida a cidade de paz). V.9 (Sul)

Judá: Louvor

Gate: Lagar (cidade de Anúncios) Lugar que pisa, Uvas.v.10 (sem anuncio e nem choro). (Oeste)

Bete-Leafra: (cidade do Pó) v.10 Casa pertencente a “Afra”, Casa para

Safir: Bela (Formosa), Pedra Preciosa azul v.11

Zaanã: Lugar de Manadas. V.11

Bete-Ezel: Casa de firmeza,lugar perto, casa ao lado ou casa da proximidade, verbo no hebraico (Retirar) V.11

Marote: Amargura, fontes amargosas. V.12

Laquis: Tenaz (Cidade do Cavalo) v.13 dificil de tomar ou invencível (pecado)

Moresete-Gate: Possessão de Gate (Lagar). V.14

Aczibe: Enganoso (Fonte de Decepção ou Fraude). V.14

Maressa:  Na Frente, principal, líder, aquela que vai a frente  v.15

Adulão: recinto Fechado v.15.

Não quero enxergar algo onde não existe, mas o lugar que você profetiza, tem significado, é impossível, pois o texto ficaria longo demais, mas postei apenas o capítulo 1, Miquéias cita estes lugares e seus significados são carregados de revelações proféticas. O lugar que você está é profético e seu significado trás consigo revelações sobre o que acontece normalmente neste ambiente. Como é profundo o que Deus passa para Miquéias, Samaria (Torre de Vigia) Protegida por Deus, segundo o próprio texto de Miquéias estava em prostituição, idolatria, havia impureza na torre, no local que era responsável por vigiar, enxergar o inimigo para tocar a buzina, o local estava impuro, estavam cegos, não conseguiam enxergar por causa das constantes impurezas por isso Deus faria um montão de pedras, agora entendo a revelação, a torre de vigia que fica no meio do muro, por não vigiar, por estar em prostituição, idolatria, Deus iria punir. O mesmo ocorre no versículo 9 do primeiro capítulo, Miquéias diz que: “ Porque a sua chaga é incurável, porque chegou até Judá, estendeu-se até à porta do meu povo, até Jerusalém”. A chaga ou enfermidade (problema) é incurável e chegou até Judá (Louvor), e chegou até a porta de Jerusalém ou(Cidade de Paz) ou Habitação de Paz, no local que não deveria chegar a chaga, chegou (Louvor), machucaduras que foram estendidas até habitação de paz.

4. O Chamado Profético é para uma determinada classe de pessoas: Certamente, o Profeta sempre profetizará para o Povo de maneira Geral, mas não podemos esquecer que este povo(compõe a cidade ) a cidade não existe sem  o povo, que estão divididos em classes, são elas: (alta, média e baixa). Esse povo ocupava funções diferentes, na cidade, alguns eram Sacerdotes Verdadeiros e Falsos, outros Profetas Verdadeiros e Falsos e por fim  outros  eram Príncipes (Reis ou Políticos). O Chamado Profético sempre será definido por Deus, desta maneira você saberá para qual classe você profetizará. Tenho certa restrição, alguns que julgam profetas, não tem nada definido, precisamos tomar cuidado com a voz profética que ouvimos

5. O Chamado Profético existirá sempre uma Palavra Profética: Poderá ser, Benção, Juízo (Justiça), Amor ou Maldição. Este último ponto ficará para nossa reflexão, o chamado profético de Miquéias, era em relação ao cativeiro Assírio e Babilônico, profetizou o nascimento do Messias em Belém de Judá. Qual o Chamado Profético da nossa Geração? Qual o seu chamado Profético? Qual o lugar do seu chamado? Qual a classe que você foi separado para profetizar? Qual a mensagem profética que Deus tem colocado em seu coração? Entregue tudo aquilo que Deus tem dado com responsabilidade, que Deus abençoe a todos em Cristo Jesus.

“O Pastor”.

Anúncios
Esse post foi publicado em Artigos. Bookmark o link permanente.

Muito Obrigado pela visita "God Bless you".

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s