Os Milagres da Aliança

                                                                             

Mefibosete

2 Samuel 9. 1-13

Depois de Davi estar reinando em todo Israel, algumas situações ficaram pendentes, uma delas era justamente (este moço Mefibosete), crescera  num lugar chamado Lo debar, Mefibosete era filho de Jônatas, mas quem era de fato este homem? Deixa-me, dar algumas situações da vida deste homem, as vezes pensamos que tudo vai mal, nem tudo que começa mal, termina mal, mas a princípio pensamos que nossas lutas não acabam mais e enxergamos somente problemas. Mefibosete tinha tudo pra ser uma pessoa desafeiçoada da vida, porque penso assim:

1)    Num dia somente, morreram: Seu Avô(Saul) seus tios  Abinadabe e Malquisua e seu Pai Jônatas.

2)    Depois a sua serviçal, na pressa de salvá-lo cai e ele fica paralítico.

3)    Ele cresce num lugar difícil, a começar pelo nome: Lo debar (Lo: Não debar tem muitas variações: Lugar que não produz pasto, lugar que não tem palavra ou lugar sem comunicação). Aos que não tinham nada para oferecer: Doentes, órfãos, viúvas, estrangeiros eles encaminhavam para Lo debar, vai para onde? Vai para Lo debar, lugar de sofrimento, lugar difícil.

Outra situação,é necessário ressaltar algumas perdas visto que já comentei sobre algumas:

a) Primeira Perda de Mefibosete: Terras  pois ele era sucessor direto.

b) Segunda Perda de Mefibosete: Família

c)  Terceira Perda de Mefibosete: De seus movimentos (suas pernas)

d) Quarta Perda de Mefibosete: Lugar (morava no palácio) agora mora onde? Em Lo debar. No pior lugar, lugar que não tem pasto (comida), não tem comunicação, não tem palavra, só tem sofrimento.

Pacto de Jônatas com Davi 1(Samuel 20.11-17) O que era o Pacto entre Davi e Jônatas? Consistia que Jônatas não iria entregar Davi para seu Pai (Saul) e mais se soubesse de qualquer situação que colocasse em risco a vida de Davi iria dizer a Davi, contanto que Davi poupasse sua vida no futuro e não cortasse a beneficência sobre sua Casa eternamente.

Mefibosete não estava na casa dele (não tinha casa) cap 9 vers. 4, ele estava morando de favor, o local que ele morava não era seu, mas Deus iria mudar seu quadro. Um milagre estava a caminho. Mas Mefibosete certamente ficou com medo (Não temas que o Rei disse a ele (procedia), afinal seus parentes, ocupavam o Reino antes de Davi ser o Rei.

Quero refletir  sobre …os milagres da Aliança!!!!!

  1. Primeiro Milagre da Aliança: Sempre teremos amigos fiéis, leais, considero isto um milagre, sei que hoje em dia é difícil mas acredito em amizade sincera, (Ziba era servo da casa de Saul). Mas não teve medo de ir a presença do Rei Davi. Ele(Ziba), poderia ser morto.Ziba conhecia  Mefibosete e sabia da situação, mas não podia ajudar. Eu sei quem é! Eu sei onde está! Eu sei o que passa! Mas não posso fazer nada. Ziba tinha desejo, mas não tinha meios, não tinha como fazer, as vezes temos este sentimento de Ziba, preciso de uma oportunidade para entrar na presença do Rei.
  2. Segundo Milagre da Aliança: Restituição das Terras V. 7 (Por amor a Jônatas restituirei as terras (diferença entre dar e restituir) existe diferença entre dar e restituir, dar é receber o que não tinha, restituir é adquirir o que já era seu por herança. Agora uma pergunta ecoa na vida desse moço, Terra pra que ou porque Terra para um paralítico? Sempre haverá um Ziba na sua vida para  te ajudar V. 9-11, independente da sua limitação, haverá um Ziba para socorre-lo.
  3. Terceiro Milagre da aliança: o convite do Rei para participar de sua Mesa.  V. 7 (Comer pão na mesa do Rei.) Mefibosete seu nome significava (vergonha) agora Deus está para mudar, transformar sua vergonha em honra. Quando vemos a figura da Mesa fala de Comunhão, Mesa fala de confidencia, Mesa fala de União, Mesa do Rei, fala de troca de palavras com harmonia.
  4. Quarto Milagre da Aliança: Transferência de Cidade (antes morava em Lo Debar: cidade sem pasto, sem comida, sem comunicação, sem palavra, trocou por Jerusalém: Cidade do Grande Rei, Cidade de Paz. Sempre haverá transferência para benção ser completa.
  5. Quinto Milagre  da Aliança: Receber para Abençoar. V. 11 e 12. Ele recebeu, porém para abençoar, Ziba foi o primeiro que recebeu a benção de Deus, ficou tomando conta das terras  juntamente com seus filhos.

Conclusão.

A vida funciona assim, um dia Deus vem e transforma tudo,,, transferindo as alianças um dia Jesus fez um pacto, uma nova aliança foi estabelecida, um concerto foi firmado, Ele veio Morreu e ressuscitou, nesse pacto Ele também nos garante bênçãos, ou restituições como você queira chamar.  Deus fez quase todos os milagres mais o último versículo desse texto chama (muito) minha atenção, Deus restituiu, fez milagres (deu terras novamente, deu um teto  pra estar a casa do Rei, deu uma mesa isso fala de família, Deus vai restituindo tudo, Deus restituiu quase tudo e poderia ter restituído praticamente tudo, mas porque Deus não restituiu as Pernas? Poderia, porque então não restituiu? Porque algumas situações Deus jamais irá fazer, não porque Ele não pode, simplesmente não vai fazer pra você, para você entender que sempre precisará de alguém, você precisará de um amigo, ter amizade é tudo, Mefibosete poderia tornar se o homem mais rico do mundo, mais sempre precisaria de uma pessoa pois era coxo de ambos os pés, nós também somos coxos, ser coxo é ser limitado, é precisar de um amigo, é precisar de um Ziba. Só que precisamos lembrar da amizade verdadeira, o Ziba você sempre vai precisar.  Agora tem o outro lado tanto precisaremos de um Ziba quanto poderemos ser um Ziba, seja um amigo leal.

“O Pastor”.

Anúncios
Esse post foi publicado em Artigos. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Os Milagres da Aliança

  1. Sarah disse:

    Que mensagem maravilhosa…Deus te abençoe mais e mais Pr. Ivan!

  2. fatinha disse:

    espetacular Deus abençoe vc pastor .

Muito Obrigado pela visita "God Bless you".

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s