Falta Adoradores, sobra Religiosos.

 

Falta Adoradores, sobra Religiosos.

Marcos 14. 1-9 e Mt 26. 6-13  Jo 12. 1-11s

Nós estamos com dificuldades nos cultos, muitas vezes chegamos nos cultos e  esperamos algo(não tem nada de errado em esperar) mas gostaria que você atentasse para algumas coisas, outro aspecto (ou ângulo), aguardamos o que Deus vai falar, fazer em nós e por nós, as vezes esquecemos de prestar um culto verdadeiro ao  Senhor Jesus, talvez se eu perguntasse quantos leitores precisam de algo, muitos leitores levantariam as mãos convictos da necessidade, mas se eu mudasse a pergunta e dissesse quantos estão dispostos adorar? Ou quantos estão participando para apenas prestar um culto racional com entendimento que o culto é para Deus, talvez poucos leitores levantariam as mãos. Somos frutos da nossa época que sempre está precisando de algo, a vida é corrida não dá tempo para esperar, precisamos de tudo para ontem, infelizmente é assim com a maioria dos cristãos.  Estamos equivocados em relação ao culto verdadeiro e o propósito deste culto, a cultura antropocêntrica colocou de vez o homem no centro desse culto, e seu desejo é que  Deus fale com ele de qualquer jeito,  o homem quer os benefícios do Deus provedor, mas não quer  sujeitá-lo, adorá-lo nem prestar culto ao único Deus. Não estou dizendo que Deus não vai falar, não vai fazer, pelo contrário, Ele  tem todo o Poder e poderá sim  fazer milagres e maravilhas ou prover suas necessidades, mas muitos cristãos tem saído de algumas reuniões frustrados devido ao ensino errado recebido, a expectativa é legítima mas a fé foi mal dirigida. É preciso identificar o propósito dEle para não haver frustração quando não for realizado o que pensei que Ele iria fazer. Precisa ficar bem entendido neste artigo que:

  1. O culto é pra Deus e não para os homens. At 17.23 (Ao Deus desconhecido) Atenas , a vida só tem sentido a partir daí ( por Ele vivemos, nos movemos).
  2. A liturgia do culto não pode inibir o Espirito de atuar. 2 Co 3.17 (Ora, o Senhor  é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há Liberdade).
  3. Há disposição do Adorador no culto ou seja, daquele que oferta o culto a Deus poderá ser determinante. O adorador (adora) pelo que Ele  fez, faz e fará)  e o mais importante  Adora pelo que ELE É. Mc 14.1-9
  4. Cuidado com a Sindrome de Lúcifer: Tentou Usurpar o que não era seu ( Is 14.12 e Ez 28.11Na multiplicação do comercio encheu o interior de violência e pecaste

Falta Adoradores sobra Religiosos

Quando olhamos o texto vemos um cenário, Jesus caminhava para Jerusalém, para seu martírio. Jesus sabia o que esperava (crucificação) e no meio da caminhada uma pausa em Betânia, Jesus chega em Betânia 6 dias antes da Páscoa. A cidade de Betânia ficava uns 6 a 7 Km de Jerusalém, e naquele lugar alguém vai encontrá-Lo para oferecer um culto completo, o único digno de receber honras e Glórias, neste culto  adoradora já prepara o corpo de Jesus para o que iria acontecer.

Estamos falando de um tema polêmico Falta Adoradores e Sobra Religiosos, neste texto clássico entendemos o que Deus quer do ser humano. Lá no inicio o culto a Deus funcionava da seguinte maneira, na viração do dia Deus ia ter com Adão e conversava com ele ou seja Deus e Adão tinham diálogos, havia relacionamento (comunhão), o tempo passa e Adão e Eva pecam, Deus volta como de costume na viração do dia pergunta Onde estás? Porque Deus pergunta? A pergunta de Deus é o confronto que não queremos ter. Deus sabia onde Adão estava e o culto relacional  agora é trocado por  culto sacrificial ou seja  trocamos a relação (comunhão) pelo Serviço (Sacrifício).

Como é a Igreja do Novo Testamento? Como é a Igreja de Cristo nos Evangelhos? Ela não é marcada por templos, por riquezas, Ela é marcada por relação(comunhão) com Cristo, por discipulado, Jesus caminha junto dessa Igreja, essa Igreja são pessoas que caminham com Cristo e aprendem com ELE.  Relação(Adoração)X Serviço (Religião). Jesus está em Betânia na casa de Simão o Leproso e vem uma mulher (Maria) trazendo um vaso de alabastro com preciosissimo perfume de nardo puro, e , quebrando o vaso de alabastro, derramou o balsamo sobre a cabeça (João diz que Maria ungiu os pés de Jesus e enxugou com seus cabelos).

Falta Adoradores: Essa mulher faz algo que bem poucos fariam num culto:

  1. Ela foi atrás e trouxe a melhor oferta, não estou falando de dinheiro, estou falando do ofertante e não da oferta, de oferecer o seu melhor. Esta mulher não se importava com o valor da oferta, se era caro demais. Tudo que tenho entrego a Ti, darei a Ti o melhor, não se trata de performance, tratava de relacionamento, comunhão. E Porque ela trás o seu melhor? Simples porque ela era Grata a Cristo pelo que Cristo já havia feito na vida dela e de sua família. Afinal Cristo havia ressuscitado Lázaro. Adoração vem de pessoas gratas. Falta gente que vai atrás, falta gente que dê o melhor, falta gente que não mensure preço de oferta, da entrega, falta gente grata, falta gente que oferte tudo.
  2. Esta mulher teve atitude, foi corajosa, ela se aproximou de Jesus, somente adoradores verdadeiros aproximam-se de Jesus. Quem não adora não se aproxima, há quanto tempo você não consegue chorar na presença de Deus oferecendo um culto sem querer nada em troca. Não teve vergonha, não ficou esperando, falta nos o ímpeto a coragem. Esta mulher não ficou preocupada pensando o que Jesus pensaria dela, o que os outros pensariam da sua atitude, ela sabia que sua disposição em adora-Lo era suficiente. O adorador não fica parado pensando nele, mas em Deus no único digno de ser adorado. Falta gente de atitude, falta corajosos, falta quem se aproxime,falta gente que ofereça ao invés de cobrá-Lo.

Sobra Religiosos: Os discípulos e outros que estavam ali  reagiram como religiosos.

  1. A Biblia afirma que eles: INDIGNARAM-SE v.4( o perfume derramado em Cristo incomoda os religiosos). Não é uma indignação justa ou fruto de uma consciência correta é uma indignação diabólica, de inveja. Porque não deu para os pobres.
  2. Para o Religioso o Adorador é alguém que desperdiça o balsámo, mas para Deus o adorador enxerga longe. V.8
  3. No coração do Religioso existe uma inversão de valores uma falsa Piedade para com o próximo. V.5 ( pode vender e dar aos pobres, atitude de Judas, a inversão é tamanha que o religioso não quer adorar mas quer ajudar aos pobres, o religioso preferi num momento ter pena do frasco quebrado em Cristo e em outro momento ele é capaz de  vender Jesus).
  4. O religioso V 5 Murmuravam ou bramavam contra ela, quem defende o adorador é Cristo v.6

Conclusão

Neste culto prestado a Deus, tem uma balança de um lado os adoradores de outro lado os religiosos. Falamos no inicio que  o Culto:

  1. É pra Deus unicamente. (Ofereça seu melhor, seja grato)
  2. A liturgia não pode inibir o Espírito (Adoradores tem liberdade, Religiosos precisam de liturgias engessadas).
  3. Há disposição do Adorador no culto ou seja, daquele que oferta o culto a Deus poderá ser determinante. Por saber que Deus Fez, Faz, Fará. E por que Ele É.
  4. Cuidado com a Síndrome de Lúcifer: Tentou Usurpar o que não era seu. O Adorador jamais usurpará a Glória de Deus ou aquilo que é de Deus (Vaso de Alabastro), mas o religioso inverte os valores e corre o risco de querer usurpar o que não é seu, por isso o fim é trágico, não usurparam o que era de Deus, mas venderam o Cristo e pagou com a própria vida.

 

” O Pastor”.

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Artigos. Bookmark o link permanente.

Muito Obrigado pela visita "God Bless you".

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s