Incredulidade… plano original x relatório.

Nm 13.1-3                  Dt 1.19-46

É muito importante saber (dar) um relatório,  isso seria melhor interpretado quando temos uma visão alinhada com o posicionamento divino. O grande problema é que na maioria das vezes o relatório vem devido a nossa terrível incredulidade. Vamos conferir isso rapidamente nos textos indicados acima, o povo de Israel já havia sido liberto de Faraó, eles já tinham deixado o Egito para trás, passado por inúmeras etapas desde abertura do Mar Vermelho, Mara (Águas Amargas), Elim (Oásis no deserto), Refidim, Monte Sinai (Horebe), Hazerote até chegar em Cades Barnéia.

O texto de Nm 13 fala justamente deste momento, o povo havia chegado em Cades, e a  continuação de Nm 12 e o inicio de Nm 13, trás o entendimento que foi o próprio Deus que pediu para que o povo espiasse a terra. Não foi isso que ocorreu, em Dt 1.19-46 mostra que foi o contrário, o povo pediu a Moisés que enviasse espias,  para espiar a Terra prometida. Pergunta simples….porque espiar o que Deus já disse que daria? Reflexão rápida e objetiva, cuidado quando você deseja (quer), um relatório minucioso, você pode receber um bom relatório (capaz de animá-lo por completo), ou você poderá receber um relatório destruidor (de inflamar o povo, contaminar o ânimo, desfalecer o coração).

Ponto 1. Se o povo tivesse realmente confiança em seu destino, não teria necessidade de verificar os fatos antes de aceitar a terra prometida. Há um propósito de Deus, um local para chegar, porque não acreditar? os espias foram enviados devido a incredulidade geral do acampamento de Israel. Eles estavam próximos a terra prometida, mas não acreditavam, a mentalidade Egípcia dominava-os. A ideia do (não vamos conseguir), vai na frente, por favor chequem tudo, permeava o arraial. A fé não pode ser minada, mas você percebe que foi quando você age assim (fazendo perguntas tais como): Será que isso existe de fato? Será que Deus cumprirá? Será que Deus fará isso na minha vida? Verificar os fatos quando Deus prometeu é incredulidade, verificar os fatos quando Deus já tinha dito que a terra manava leite e mel é incredulidade.

Ponto 2. Deus permiti (não significa que era plano), que Moisés escolha homens para uma Missão (espiar a terra). Deus permitiu que Moisés escolhesse um espia representando cada tribo, um maioral (cabeça de sua tribo), tudo lindo e maravilhoso, mas não significava que Deus estava chancelando tudo isso, Deus sempre permitirá mesmo que sejamos incrédulos (mesmo) que Ele já tenha prometido, Ele permiti o quê? Permiti a nossa olhada incrédula (que possamos  checar\olhar de fato). Não significa que fazia parte do plano original, o plano original era crer que Deus introduziria numa terra boa e fértil, terra que manava leite e mel. Os espias foram checar a terra por incredulidade da congregação, é a partir desse momento que precisamos mesmo no erro, dar uma resposta positiva para Deus e para congregação. Parece que sempre murmuramos, somos incrédulos e através dos nossos pecados saímos do plano original e Deus precisa consertar-nos através da caminhada.

Ponto 3.  Moisés deu ordens específicas sobre espiar, o que era para ser observado. Quando você lê o texto de Nm 13, você percebe ordens específicas de Moisés, pedindo o seguinte: Espiem.

  1. Terra: espiem a terra (se é grossa ou magra \ boa ou má).
  2. Povo: espiem o povo( Forte ou fraco \ pouco ou muito).
  3. Cidade: espiem as cidades (se feitas em tendas arraiais ou Fortalezas.

Outra pergunta torna-se necessária, o que isso iria influenciar na conquista? Nada. Porque foi Deus quem prometeu, era Deus que iria fazer, então se a terra é grossa ou não, os moradores (fortes ou não), se as cidades são fortificadas ou não, pouco importa. Vai fazer a diferença o relatório? Não. Porquê o relatório era para agradar o povo dono de um coração incrédulo. Isso era para tranquilizá-los psicologicamente, seria trazer um relatório positivo, que eles como nação eram melhores e poderiam conquistá-los,  o relatório vem dizendo através de alguns outras coisas e novamente a fé do povo é corrompida. O relatório tem poder para animar e desanimar, mas cuidado, isso nunca tinha sido plano original de Deus, foi ideia do povo. Existem batalhas que perdemos porque enxergamos demais, damos ideias que não deveríamos dar, o  caminho é por outro lugar e nós desobedecemos e Deus permiti. O caminho claro seria crer no que Deus havia dito (Ele introduziria numa terra que manava leite e mel).

Ponto 4. Cuidado com o Relatório !!! Se espiar já não era parte do plano original, por favor não erre no relatório. Calebe e Josué foram salvos (introduzidos na terra), devido  ao relatório correto. O relatório destes dois homens foi diferente, outros dez homens deram relatório que desanimou o coração da congregação. Eles viram as mesmas coisas, as (terras, os povos e as cidades), o problema não está em ver as coisas, mas em (passá-las), você através do relatório, pode suscitar ira, contenda, esmorecer corações, mas também animá-los. O relatório tem poder de influenciar a geração que (ESCUTA), pense bem no que você ouve e fala.

Conclusão

Devido ao relatório negativo da maioria (10 espias) no capítulo 14. 31-37 (Números), Deus exerce juízo,  os espias ficaram 40 dias espiando a terra,  e Deus vai dizer que esta geração que espiou a terra serão pastores de deserto pois permanecerão 40 anos no deserto, segundo o número dos dias em que espiaram a terra levarão sobre si (suas iniquidades). Mas tem um relatório diferente no mesmo capítulo 14.6-9,  Josué e Calebe,diz em que a terra é muitíssimo boa, se o SENHOR, se agradar de nós, Ele nos porá e no-la dará, tão somente não sejais rebeldes contra o SENHOR, não temais o povo desta terra, o SENHOR é conosco. Esse é o relatório que mesmo fora do plano original é capaz de introduzir na Terra, na Terra que o SENHOR te dá por herança.

“O PASTOR”.

Esse post foi publicado em Artigos. Bookmark o link permanente.

Muito Obrigado pela visita "God Bless you".

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s