Devocional “Lágrimas Diária”

“Lágrimas Diária”

Devocional

Devocional

“Mas, se tu de madrugada buscares a Deus, e ao Todo-Poderoso pedires misericórdia; Se fores puro e reto, certamente logo despertará por ti, e restaurará a morada da tua justiça. O teu princípio, na verdade, terá sido pequeno, porém o teu último estado crescerá em extremo” Jó 8. 5-7

Começamos nosso devocional e iremos denominá-lo “Lágrimas Diária”, afinal nosso dia a dia não é fácil. O texto escolhido para iniciar é um texto do livro de Jó que amo muito. Apesar do término abençoador do texto, encontramos um “se” no caminho. O que é encontrar um “se” no caminho? Esta partícula apassivadora da língua portuguesa tem por objetivo traduzir uma condição ou seja é ato condicional, pode ocorrer ou não depende da obediência ao que será pedido ou já foi pedido. Agora melhorou para compreendermos o texto. O teu princípio foi pequeno, mas o teu último estado crescerá em extremo, mas ele vai crescer  “se”, você efetuar algo. O que seria? Jó resume este crescimento final  em extremo como:  a) buscar Deus na madrugada b) pedires misericórdia     c) ser puro e reto.  O texto diz que logo despertará por ti e restaurará a morada da tua justiça. Tenha um excelente dia na presença de Deus.

“O Pastor”.

Promessa

Promessa

“Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra”. Gn 12.1-3

Estamos diante de um texto muito usado para falar de promessas, e realmente existe promessa nele, porém se atentarmos para o que Deus realmente diz a Abrão, vamos entender que, antes da promessa houve um pedido no imperativo com tríplice indicação. Deus não pediu apenas, Deus ordena… sai-te da tua terra, Deus não perguntou se ele queria, provavelmente seria dificil Abrão aceitar esse pedido se Deus não tivesse falado com ele. Deus então diz sai e mostrou a Abrão de onde ele deveria sair. Primeiro da sua terra de Ur dos caldeus ou seja da Mesopotâmia , depois da tua parentela (familiares), lá na mesopotâmia estava os parentes, mas se atentarmos para os últimos versículos do capítulo onze veremos que o Pai de Abrão, Terá saiu com destino a Terra de Canaã, porém pararam em Harã e habitaram ali, mas era para Abrão sair da casa de seu pai, este foi o último pedido de Deus a Abrão, estando ele em terra estrangeira no capítulo doze Deus faz este pedido  com esta tríplice indicação, fica para nossa meditação, qual foi o pedido que Deus fez a você antes de fazer a promessa? Tenha um dia abençoado na presença de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

“O Pastor”.

“Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos”. Fp 4.4

Alegria

Alegria

É do conhecimento da maioria que o Apóstolo Paulo quando escreveu a carta para a Igreja de Filipo estava preso, também  é do conhecimento  de todos que esta carta é denominada a carta da alegria ou do regozijo. É possível ou será possível ser alegre, feliz, estando preso? Mesmo em meio a dificuldade da prisão o Apóstolo encontra força para escrever esta  bela carta. As vezes o discurso é descolado da prática ou seja é fácil falar difícil é viver, porém Paulo deixou este legado, é possível sim. Quero deixar alguns pontos apenas porque creio que é possível ser feliz mesmo estando preso.

  1. Paulo sabia por quem padecia e seu sofrimento glorificava o Reino e o próprio Deus.
  2. Quando sabemos o propósito nem a prisão poderá nos  reter. Em suas prisões Paulo escrevia suas cartas.
  3. Porque, até na prisão Deus tem propósitos, Paulo encontrou Onésimo em uma de suas prisões, este estava foragido de Filemom.

Pare, reflita no dia de hoje, provavelmente você não esta preso, mas alguns problemas são verdadeiras prisões em nossa vida. O que esta prisão tem levado você fazer? Lembre-se, a prisão vem com propósitos, e não pense você que esta prisão poderá reter você para sempre. Será que você consegue discernir qual é o propósito? Será que você poderá ser feliz dizer como o Apóstolo Paulo “…regozijai-vos sempre no Senhor, outra vez digo regozijai-vos” e ele foi mais longe, no versículo treze ele diz: “…posso todas as coisas naquele que me fortalece”. Mesmo estando preso ou apenas sentindo que esteja preso, glorifique ao Senhor, porque prisões caírão. Deus abençoe a sua vida grandemente neste dia, tenha um maravilhoso dia na presença do Senhor.

“O Pastor”.

“Porque para Deus nada é impossível” Lc 1.37

Milagre

Milagres

Hoje começamos nossa reflexão com este texto maravilhoso de Lucas, a primeira situação que ocorre é o anjo que conversa com Zacarias e fala sobre suas orações que foram ouvidas e que sua esposa Isabel concederá um menino, a segunda situação é justamente o aviso do nascimento de Jesus, duas situações semelhantes porém distintas. Isabel era estéril, Maria não era estéril mas era virgem. Duas realidades que o milagre precisava ocorrer, o versículo que escolhemos é um resumo de todos estes acontecimentos. Compreendo que em muitos momentos em nossa vida nada acontece, parece que somos um campo estéril, nada frutifica, precisamos do milagre de Deus, qual é mais facil para Deus? Uma estéril dar a luz ou uma virgem conceder o Filho de Deus? Para Deus não há ímpossivel, é bem verdade que no caso de Maria foi algo específico, mas a lição que nos deixa que não existe nada impossível para Deus, quero dizer a você que lê estas linhas, nada é impossível para Deus, seu problema, dor, sofrimento, angústia ou até mesmo sua aparente impossibilidade não é impossibilidade para Deus. Tenha uma excelente semana Deus abençoe grandemente.

“O Pastor”.

“No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo” Is 6.1.

Bencaos

Bençãos do ETERNO

No Lágrimas Diárias de hoje gostaria de compartilhar uma palavra que me chama atenção dentre outras que este texto nos mostra, mas a palavra “séquito” é diferente para a compreensão do texto. Segundo alguns dicionários de língua portuguesa pesquisados, séquito é: o conjunto de pessoas que acompanham alguém por dever oficial, ou cortesia; comitiva, acompanhamento: o séquito do príncipe, este é o significado em português. Na maioria das definições este seria o termo adequado, mas na Bíblia propriamente no Antigo Testamento era um aparato ou véu de ouro, tecido após as vitórias, de 50 cm  de largura feito aos reis vitoriosos da época. Cada Vitória que estes reis conquistavam era bordado um séquito e colocado em suas costas. Agora podemos entender melhor o texto, “…o  séquito do Senhor enchia o templo”, o profeta Isaías tem um vislumbre e percebe, que as orlas do seu manto o seu séquito enche o templo, ou seja, são tantas vitórias que o Reis dos Reis já ganhou que o séquito enchia o templo. Mas há um detalhe, para  contemplar nossas vitórias é preciso olhar para trás, Deus tem bordado inúmeras vitórias em minha vida em sua vida, mas não conseguimos olhar para trás e enxergá-las somente quando você adentra no templo e olha para trás irá perceber o quanto o Senhor já fez por você. Deus continue abençoando sua vida e por favor tenha atenção pois Deus borda vitórias diárias em nossas vidas, as vezes não percebemos, mas que Ele faz tenha convicção que Ele faz.

“O Pastor”.

“Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?” Rm 8.35

O devocional lágrimas diárias traz duas perguntas, a primeira “…quem nos separará do amor de Cristo?”. A segunda  não é apenas uma pergunta, mas uma relação de situações que poderão nos afastar de Cristo “…tribulação, angústia, perseguição, fome, nudez, perigo e espada”.  O Apóstolo Paulo cita sete situações que “não nos separarão”, mas podem muito bem nos separar do amor de Cristo. Ele “Paulo”, sabia muito bem do que estava falando, quando decide escrever esta carta, Paulo estava pregando o evangelho há 25 anos, muitos problemas enfrentados, a lista que ele faz foi justamente devido a sua experiência em campo de batalha pelo evangelho. Pergunta que não quer calar no dia de hoje, quais as experiencias adquiridas por você no campo de batalha? Algumas delas tentaram tirar você ou separar você do amor de Cristo? Se isso já aconteceu glorifique a Deus. O que mais vejo em nossos dias são cristãos reclamando ou murmurando da lista de Paulo, saiba que esta lista não poderá separar a sua vida de Deus, mas ela virá no decorrer da caminhada para tentar sua separação. Se o Apóstolo afirma “…quem nos separará…” é porque alguém tentaria separar a tua vida e a minha vida do amor de Cristo Jesus. Neste dia quero louvar a Deus pelas lutas enfrentadas, enquanto estivermos em Cristo teremos lutas, sofreremos ataques e padeceremos aflições, mas nada, nada nos separará do amor de Cristo. Deus abençoe a todos forte abrax fiquem na pax.

 “O Pastor”.

E os filhos de Arão, Nadabe e Abiú, tomaram cada um o seu incensário e puseram neles fogo, e colocaram incenso sobre ele, e ofereceram fogo estranho perante o SENHOR, o que não lhes ordenara. Lv 10.1

Fogo Estranho

Neste dia quero nomear duas palavras conhecida “fogo estranho”, porque Deus não aceitou o que Nadabe e Abiú oferecera? Simples, precisamos  identificar alguns problemas deste oferecer “fogo estranho”.

Dá ordem a Arão e a seus filhos, dizendo: Esta é a lei do holocausto; o holocausto será queimado sobre o altar toda a noite até pela manhã, e o fogo do altar arderá nele” Lv 6.9…. “O fogo que está sobre o altar arderá nele, não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto e sobre ele queimará a gordura das ofertas pacíficas. O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará.” Lv 6.12-13.

Quando Nadabe e Abiú tomam cada um o seu incensário, eles  colocam fogo, detalhe o fogo que estes dois colocam no incensário não deveria ser fabricado ou colocado por eles, o fogo do incensário viria do próprio holocausto, a palavra de Deus mostra que o fogo deveria ser retirado do holocausto ou seja, pelo fato do fogo estar continuamente sobre o altar, eles não deveriam ascender outro fogo. Outro detalhe o sacerdote ascenderia o fogo se este apagasse, na realidade o fogo não poderia apagar-se, contudo se o fogo apagasse o sacerdote iria ascendê-lo. Último detalhe quem ofereceria incenso no altar seria o sumo sacerdote, no caso seu pai Arão. Três erros fatais de pura desobediência.

  1. Fabricar fogo estranho
  2. Fogo deveria sair do próprio holocausto, aceso pelo  sacerdote.
  3. Somente o sumo sacerdote ofereceria incenso no Altar. Como sacerdotes eles estavam quebrando uma regra estabelecida pelo próprio Deus.

Cuidado com o fogo estranho, o que você tem apresentado a Deus? O fogo que envolve sua vida provém do holocausto, sacrifício diário?A sua adoração é verdadeira? Qual a origem do fogo que esta sobre sua vida? O fogo vem do holocausto ou é fabricado, feito por você? Você tem oferecido incenso no Altar? Lembre-se esta posição é do sumo-sacerdote e não sua, não quebre regras que o próprio Deus estabeleceu. Sendo obediente você conhecerá sua posição, o final do texto de Lv 10.1 denota bem o fracasso de Nadabe e Abiú “…o que não lhes ordenara”, Deus não havia ordenado este negócio,  não apresente o que Deus não te ordenou, apenas faça o que Deus te ordenar. Tenha um excelente dia na presença do Altíssimo.

“O Pastor”.

“Levanta-te e desce à casa do oleiro, e lá farei ouvir as minhas palavras”. Jr 18.2

Oleiro

O texto escolhido para o devocional é bem conhecido, Deus fala com Jeremias e o profeta desce  à casa do oleiro para ver e aprender como funcionava o trabalho do oleiro com suas obras (vasos). Conhecemos o desenrolar da história, o profeta fica observando e Deus falando o que Ele poderia fazer com Israel. Mas  gostaria de pegar um gancho em outra situação, comentei em outra oportunidade sobre algumas palavras que chamavam minha atenção. Neste texto não é diferente algumas palavras saltam da frase tais como: levanta-te, desce e ouvir. Qual seria o gancho? O texto seria Lucas 19.2-10, Jesus entra em Jericó e vai passando, um certo homem chefe dos publicanos que era rico, procurava ver Jesus e não podia porque era de baixa estatura. Então  ele decidi subir numa árvore, Jesus passando por aquele local parou e conversou com Zaqueu. Todos sabem o final da história, além da salvação Zaqueu fala ao Senhor que iria restituir, pois até momentos antes de conhecer o Salvador ele havia defraudado pessoas, porém agora, restituiria de maneira quadruplicada. Mas o que chama atenção na vida de Zaqueu foi justamente que para ver Jesus ele precisou subir, mas  para ele ter intimidade, aproximar e abraçar, foi preciso descer. Jeremias precisou levantar para ir ter a compreensão do processo, mas precisou descer até a casa do oleiro para compreender como funcionava. Somente na casa do oleiro que Jeremias entendeu o tratamento de Deus com Israel. As vezes nos levantamos para ir, mas não queremos descer, as vezes confundimos pois achamos que é um paradoxo surreal. Como Deus pode fazer isso? Convidando-me a levantar e descer? Leia com atenção: Quando eu levanto, tenho o desejo, a visão, mas quando eu desço eu toco, sinto, caminho e Ele entra em minha casa. Muitos levantam e o vêem de longe, estão enxergando Ele passar, outros não acham isso suficiente querem um diálogo com Ele, o texto de Jeremias termina justamente com estas palavras, “…e lá te farei ouvir as minhas palavras”. Tanto Jeremias quanto Zaqueu ouviu anteriormente as palavras, ainda na árvore Zaqueu ouviu, Jeremias  também ouviu que precisava levantar e descer, mas foi obedecendo o que Deus falara que o propósito fora revelado, somente quando ouvimos e obedecemos o propósito será revelado. Deus continue abençoando você e sua família, um excelente dia na presença do Eterno.

“O Pastor”.

“Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens”. 2Co 3.2

Carta

Em nosso “Lágrimas Diárias” venho compartilhar um texto conhecido, o Apóstolo Paulo escrevendo para a Igreja de Corinto começa a falar sobre o caráter cristão. Nos tempos de Paulo a carta era escrita por dentro e por fora, ele usa então o exemplo da carta para exemplificar a nossa vida, caráter e testemunho. O Apóstolo Paulo observava alguns problemas de comportamento na Igreja de Corinto, então a partir dessa lógica Paulina, vamos apurar algumas situações trazendo o exemplo que Paulo usou “a carta”.

  1. A carta não fala mas diz tudo: este é o primeiro ponto racional da carta, a carta não grita, não fala, não ouvimos a sua voz, mas nos conta tudo, ela nos diz tudo que precisamos não ouvir, mas ler. Quando você recebe uma carta a pessoa que escreveu conta detalhes, você não ouve a sua voz, mas em sua consciência você imagina cada situação pautada na carta. Quando o Apóstolo Paulo admoesta os irmãos de Corinto, dizendo que nós somos a carta de Cristo, ele nos adverte para tomarmos cuidado com nossas atitudes, há um provérbio antigo no mundo que diz “…suas ações ou atitudes falam tão alto ou gritam tanto, que não consigo ouvir a sua voz”, fato é, que todos estão  lendo nossas vidas através de nossas atitudes e testemunhos. Qual o Testemunho que você tem dado? Exemplo?
  2. A carta tem remetente e destinatário: Não existe  carta oculta, ela pode até vir sem o nome de quem mandou, mas alguém enviou aquela carta. Assim é a nossa vida, não tem como ocultar, podemos até ocultar algumas situações, mas Deus conhece as entre linhas, os detalhes. Deus conhece o remetente, a minha vida é uma carta que diariamente os homens “destinatário” lêem, o que eles estão lendo? Você como remetente não é cópia oculta, no seu trabalho, em casa, na vizinhança, os irmãos, amigos e parentes, todos estão lendo e sabem perfeitamente quem você é de fato. Como será que esta carta tem chegado ao destinatário? Quando os destinatários lêem, o que dizem? Espero em Deus que sua carta venha ser uma carta de “boas novas”, de esperança, amor, paz, sinônimo de uma vida santa e irrepreensível na presença de Jesus. Deus continue abençoando sua vida, tenha uma excelente semana.

“O Pastor”.

 “Até quando, ó Deus, nos afrontará o adversário? Blasfemará o inimigo o teu nome para sempre?” Salmo 74. 10

Afronta e Adversidade

Afronta e adversário, situações difíceis para servos de Deus, mas isso ocorre no dia a dia de praticamente todos que abraçaram a causa do Eterno. Parece ironia ou pessimismo, mas não é não!!! Afronta e adversidade ocorre justamente porque temos um adversário. É possível ter afronta sem adversário? Não. Lembramos do caso de  Israel, quando Davi surge no cenário e luta contra o gigante Golias. Este adversário todos os dias afrontava Israel, ali temos um adversário e uma afronta diária. Mas a pergunta do Salmista grita em nossos dias, “… Até quando…”, quem nunca perguntou isso para Deus. Senhor será que não tem jeito? Até quando? Não aguento mais!!! Sim, você afirma, justifica, diz, mas parece que Deus meneia a cabeça e não responde, cala-se, é o grito da nossa Geração, que pergunta todos os dias. Até quando, ó Deus? Não é respondido. Acho interessante que o Salmista coloca o nome de Deus pois sabe que Deus honra seu nome e não deixará sucumbir seu nome perante nosso adversário. A importância do nome fica clara e evidente, recorremos através do nome, quando Davi foi lutar contra Golias, ele (Davi) usou justamente o nome (parafraseando 1 Sm 17.45) “… você vem a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu vou a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos  de Israel, a quem tens afrontado”. Percebeu? Afronta, adversário, nome, qual o nome que você tem usado para vencer seu inimigo? Neste dia meu desejo é incentivá-lo a fazer uso do nome de Jesus, com toda certeza Ele honrará o nome dEle e você, porque Ele tem compromisso com o nome dEle. Outra questão você tem compromisso com Ele? Para fazer uso do  nome é necessário ter  compromisso com Ele, tenha um excelente dia na presença do Eterno.

“O Pastor”.

“E Jesus lhes disse: Vinde após mim, e eu farei que sejais pescadores de homens” Mc 1.17

Influenciando Vidas

Este texto relata o início da trajetória de influencias gigantescas, que proporcionou Jesus sobre inúmeras vidas, em específico neste caso sobre alguns humildes pescadores. A arte de influenciar pessoas, é milenar, temos casos bíblicos e extra bíblicos, a situação sempre será a mesma, alguém com um poderio enorme de influenciar, uma pessoa, um esporte, destacar-se como bom músico, ou ter outro talento que os demais queiram ter, outros conseguem influenciar  uma cidade, uma geração ou um país inteiro, mas quando olhamos para Jesus Cristo de Nazaré, certificamos que sua influência, ultrapassa os limites. Ele, “Jesus”, não ultrapassou os limites de Israel, mas sua fama e influência transbordou além fronteiras, Ele tem o poder de influenciar antes e depois, consegue tocar vidas, mudar histórias.  Interessante é saber que Jesus influência todas camadas da sociedade, alta ou baixa, mediana ou não, Jesus é capaz de influenciar. Jesus também influência os  líderes, governos, sua ideologia é capaz de mudar estratégias governamentais, Jesus tem grande influência sobre a arte, a música, porque não  dizer sobre o teatro,  Jesus influenciou e influência a medicina, tecnologia, tudo o que há, recebe a influência direta de Jesus. Dificilmente alguém conseguirá influenciar várias áreas da sociedade, Jesus influenciou tudo o que existe na sociedade. Não influenciou porque era Deus e sim porque foi um homem marcante, marcou tanto o mundo que começamos a contar a data em antes de Cristo e depois de Cristo. Na realidade apesar do desejo de influenciar vidas entendo que não seja fácil, sei da dificuldade  principalmente do tempo que se chama hoje, mas te convido a olhar para a vida de Jesus e seguir os seus passos,  estou certo que você sozinho não conseguirá, mas com Jesus como o maior homem da história contigo, você conseguirá. O momento é difícil a tarefa é árdua, mas Deus garantirá a vitória, comece a influenciar nas pequenas coisas, que para nós é de fato pequeno, mas Deus te contempla e honrará. Na sua casa influencie sua família, no seu bairro seja diferente e não indiferente, em sua  igreja abrace oportunidades e entenda que você através disso poderá influenciar vidas, que no amanhã Deus fará você influenciar sua cidade, o seu país, e a voz de Deus através de sua vida será ouvida.

“O Pastor”.

Anúncios

12 respostas para Devocional “Lágrimas Diária”

  1. Querido cunhado e amigo… que lindas mensagens, lindos poemas, pura inspiração: resultado de uma comunhão íntima com Deus. Te admiro, te respeito porque tudo o que vem de ti, vem do Alto, e tudo o que vem de lá… é edificante, é verdadeiro, é valoroso, é maravilhoso!

  2. Josué Martins disse:

    Deus te abençõe meu nobre amigo… muito bom seu blog.

  3. fatinha disse:

    vc me suprende com tanta sabedoria creio que vem do coração de Deus .pq vc busca do alto .toda a a gloria seja ao senhor jesus .abraço pastor

  4. Neide Santana disse:

    Ivan,
    Li todos seus poemas,vi as fotos,estou terminando de ler alguns artigos e amei o “Devocional Lágrimas Diárias.” muito bom. Em fim,admiro sua forma de expor sua essência aqui neste blog e de mostrar a capacidade que Deus tem te dado. Está de parabéns! Espero que a cada dia você tenha mais e mais inspiração e venha se superar sempre. Um grande abraço!

  5. pollyanna cardoso disse:

    parabens ivan gott segne dich

  6. Ebenezaide disse:

    Parabéns,

    Lindas mensagens, creio que cada uma delas vem do coração de Deus, para nossas vidas. Pois elas tem contribuído significativamente para minha vida espiritual, em fim suas mensagens tem sido edificante. Que Deus abençoe todos os dias de sua vida.

  7. Márcia disse:

    Amém Pastor,
    Palavras que eu precisava neste exato momento…Que Deus abençoe você sempre !!!

  8. Daniel Brito disse:

    Querido não te conheço, mais que benção este Blog, o Senhor continue abeçoando e dando sabedoria.

  9. Continue assim… motivando as pessoas com as palavras valiosas do nosso Deus!

Muito Obrigado pela visita "God Bless you".

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s